Atingir um público de 600 mil pessoas por dia, ou 18 milhões por mês, das classes B e C em cinco das maiores capitais do país, pode ser bastante atraente para qualquer anunciante, em especial em tempos de corte de custos. É com essa expectativa que a BusTV, empresa que produz e comercializa mídia eletrônica dentro de ônibus urbanos, pretende investir R$ 10 milhões na expansão das suas operações em 2009.
Atualmente, a empresa tem dois mil monitores de TV de LCD instalados em mil ônibus de sete capitais (cinco delas em sistema de franquias). A meta é fechar 2009 com o dobro de monitores e ônibus, chegando até março a mais sete metrópoles, com franqueados.
"Vamos incrementar a programação, com o lançamento, em março, de uma série exclusiva para a nossa rede, concebida nos moldes de 'A Grande Família'", diz o diretor da BusTV, João Coragem, referindo-se ao programa semanal da Rede Globo. Segundo o empresário, dos cerca de um mil e-mails enviados todo mês pelos usuários do transporte público, a maioria pede futebol e novela na programação. O futebol já foi atendido com a criação de um compacto dos melhores momentos. "Estamos avaliando a possibilidade de veicular também um resumo das novelas da TV aberta", afirma Coragem.
Mas com uma série produzida dentro de casa, a BusTV tem mais chances de aumentar em 40% o faturamento publicitário esperado para 2009. "Com uma produção nossa, os anunciantes terão mais liberdade para fazer merchandising", diz Coragem, que deve encerrar o ano com receita de R$ 8 milhões, fruto das operações próprias do Rio e São Paulo e dos royalties recebidos dos franqueados nas demais capitais - Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Para a futura novela, a cota mensal para o anunciante será de R$ 300 mil. Atualmente, a BusTV vende espaço por quinzena, que varia de R$ 100 mil a R$ 150 mil em São Paulo, com direito a 51 inserções ao dia. O valor é equivalente ao de uma única inserção de 30 segundos em horário nobre na TV aberta. Se o anunciante quiser a "rede nacional", paga R$ 350 mil pelos 14 dias, com direito a três inserções por hora.
Realizada em parceria com a produtora Casablanca, a programação da BusTV é transmitida durante 19 horas ao dia, mas se repete a cada uma hora - período médio de uma viagem na Grande São Paulo. Por lei, 70% do conteúdo deve ser de utilidade pública, com mini programas de saúde, esporte, cultura e educação. Hoje, com dois mil monitores instalados em sete praças, a BusTV atinge 18 milhões de usuários ao mês. Essa "rede" e o número de passageiros devem dobrar até março, quando a programação estréia nos ônibus de Natal, João Pessoa, Belém, Manaus, São Luís, Amapá e Vitória.
Entre os principais anunciantes estão Banco do Brasil e Schincariol (com anúncios em todas as praças), marcas da Unilever (Dove, Rexona, Seda, Axe, entre outras), Nestlé, Casas Bahia, Magazine Luiza e Pernambucanas. "Nos últimos meses, estamos sendo procurados até por montadoras, que até então nunca tinham anunciado nos ônibus", diz Coragem. Segundo ele, os empresários do transporte público já relataram que, fora dos horários de pico, os ônibus equipados com TVs de LCD de 19 ou 22 polegadas atraem 9% a mais de passageiros em relação aos veículos convencionais. É por isso que a BusTV não paga nada às empresas de ônibus, diz ele. "Elas têm interesse no nosso serviço", diz ele, um empresário português que comprou da BusTV de Portugal os direitos para exploração do negócio no Brasil e demais países da América Latina.
Os monitores da BusTV são produzidos especialmente para este fim, por uma fabricante de Ilhéus (BA). Para atuar em uma cidade, a BusTV precisa de autorização da Prefeitura. No Brasil, até agora, há poucos concorrentes, como a TV Out!, de São Paulo. Além das novas capitais brasileiras, a empresa prepara sua expansão para a América Latina. "Já escolhemos um masterfranqueado na Colômbia", diz Coragem.
Veículo: Valor Econômico