Ovos mais caros e menores deverão prevalecer na Páscoa deste ano

Leia em 1min 40s

Os consumidores de ovos de chocolate durante o período da Páscoa vão encontrar um produto mais caro, de tamanho menor e com baixo estoque nas lojas. A avaliação é do professor de varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daniel Plá.“As grandes redes estão com um cuidado para que não sobrem ovos mais caros, que são os maiores, porque houve um aumento grande no preço dos ovos de Páscoa. Os fabricantes repassaram o aumento de custos e ainda colocaram um pouco mais em cima disso. Então, isso está criando essa anomalia no mercado”, disse.

Segundo o professor, ao mesmo tempo em que a nova classe média está comprando mais ovos de menor peso, as pessoas de maior renda estão adquirindo ovos menores para presentear na data.

A Páscoa constitui a segunda melhor data para a indústria de chocolate no Brasil, suplantando inclusive o Dia dos Namorados, declarou Daniel Plá. “É o grande natal da indústria dos chocolates e as grandes redes já têm pedidos dos lojistas há mais de três meses”.

Segundo o professor da FGV, os ovos mais caros são os que custavam no ano passado em torno de R$ 20, R$ 30 e R$ 40. Na Páscoa deste ano, esses ovos terão os preços ampliados para R$ 22 a R$ 23, R$ 35 e R$ 45, respectivamente. Do mesmo modo, os ovos menores, cujo preço variava entre R$ 3 e R$ 5 em 2012, sofrerão aumentos na mesma proporção.

Considerando os ovos acima de R$ 20, ele acrescentou que a previsão dos comerciantes é queda nas vendas. “Por isso, eles compraram menos. Há probabilidade de faltar ovos grandes porque os comerciantes estocaram pouco. Eles não querem que tenha sobras, para evitar prejuízo. Os comerciantes não querem correr esse risco”.

Por essa razão, Daniel Plá estimou que é preferível haver falta de ovos grandes e maior venda de ovos de menor tamanho. A situação de mercado que se apresenta para os consumidores é ter preços maiores e redução do tamanho dos ovos, ressaltou.



Veículo: Diário do Grande ABC - SP


Veja também

Com o fim de promoções, vendas caem em fevereiro

O movimento de consumidores no comércio do país diminuiu 0,5% em fevereiro, ante janeiro, feitos os efeito...

Veja mais
Varejo refaz contas e reivindica que desoneração da folha seja facultativa

Beneficiado no fim do ano passado com a desoneração da folha de pagamentos, o setor do comércio var...

Veja mais
Caminhão ignora horário de restrição na marginal Tietê

Durante uma hora, reportagem flagra 236 veículos, de 20 empresas diferentes; medida completa um anoSindicalista a...

Veja mais
Cade aprova compra de lojas da Colombo pela Cybelar

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu pela aprovaç&a...

Veja mais
China define 7,5% como meta de alta do PIB e mira no mercado doméstico

Uma semana antes de deixar o poder, o premiê Wen Jiabao anuncia que país vai ampliar seus gastos púb...

Veja mais
BRF pretende ganhar mercado externo com alimentos processados

Empresa quer deixar de ser apenas exportadora de commoditiesA BRF, empresa criada a partir da fusão entre Sadia e...

Veja mais
Farmácias e drogarias podem repetir alta de 18% este ano

Após crescer 16,1% em 2012 e atingir o faturamento de R$ 25 bilhões, o setor de farmácias e drogari...

Veja mais
Comércio em São Paulo cresce 5,5% em 2012, diz FecomércioSP

O faturamento do comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo aumentou 5,5%, no ano pass...

Veja mais
Mais vagas nos supermercados

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) registrou aumento de 4,33% nos empregos do setor supermercad...

Veja mais