A projeção da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é de que as vendas da Páscoa deste ano sejam 9% maiores do que as de 2012 nos supermercados de shoppings no País. Já nas lojas especializadas, também em shopping, a expectativa é de vender 18% a mais na data este ano. O Brasil, de acordo com a Alshop, é o terceiro maior produtor de chocolates - atrás de apenas Estados Unidos e Alemanha - e é o quarto maior consumidor do mundo.
O levantamento da instituição, que representa lojistas de mais de 800 shoppings no País, aponta que a indústria e o varejo de chocolates devem contratar 60 mil colaboradores temporários. Destes, 25,5 mil devem trabalhar na área de vendas e 34,5 mil serão empregados na indústria. A Região Sudeste deve contratar 52% dos empregados temporários. Atrás, vem a Região Sul, com 21% e a Nordeste, com 15%. Polos como o centro-oeste e o norte responderão por apenas 8% e 4% dos temporários, respectivamente. Segmentos do varejo, como o de vestuário infantil e brinquedos, também devem ser beneficiados pela Páscoa, informou a Alshop, em razão da combinação de presentes que fazem parte dos ovos de Páscoa para crianças.
Afora isso, São Paulo lidera o consumo de chocolates no País, indicando uma participação de 32,31% dos R$ 4,43 bilhões a serem consumidos pelos brasileiros nesta Páscoa.
Veículo: DCI