O lucro líquido da Hypermarcas, maior companhia brasileira de cuidados pessoais, aumentou 151,4% no quarto trimestre de 2012, na comparação anual, para R$ 124,7 milhões. A receita líquida consolidada da companhia aumentou 22% no período e chegou a R$ 1,02 bilhão.
A divisão de produtos de consumo da Hypermarcas, que reúne marcas como Bozzano, Risqué e Monange, começou a se recuperar nos últimos três meses de 2012, com alta de 14,5% na receita líquida, após avançar apenas 2% e 1% no terceiro e no segundo trimestres do ano, respectivamente. Uma série de mudanças operacionais e comerciais implementadas pela empresa no ano passado contribuiu para a reviravolta.
Do lado comercial, a força de vendas foi unificada e ampliada em outubro, aumentando a produtividade da equipe e a frequência de visitas aos pontos de vendas. O avanço na consolidação fabril e logística da divisão de consumo, em uma fábrica em Senador Canedo (GO) e um centro de distribuição em Goiânia, também começaram a trazer resultado. Toda a operação de consumo estará centralizada nesses locais até o fim do semestre.
A companhia espera concluir até o fim do ano o plano de reduzir em 43% o número de marcas de produtos de consumo, com o objetivo de se concentrar nas ativos mais importantes e rentáveis.
A unidade de medicamentos, cujo portfólio inclui Benegripe, Estomazil e Coristina D, continuou puxando o resultado para cima com aumento de 31% na receita líquida no período. No entanto, o crescimento da divisão ficou abaixo das expectativas dos analistas do Itaú BBA, Bradesco e Goldman Sachs, que previam uma alta de, em média, 38%. O aumento da receita de consumo, por outro lado, surpreendeu positivamente as equipes de análise, que projetavam uma alta em torno de 8%.
"Com suporte mais consistente ao portfólio de marcas de medicamentos isentos de prescrição (OTC) na mídia, maior eficiência em visitação médica e ampliação do portfólio de genéricos, a demanda por produtos farmacêuticos da companhia no varejo atingiu um pico em 2012", informou a Hypermarcas em relatório. De acordo com a empresa, o desempenho da divisão "farma" também foi impulsionado por uma base de comparação mais fraca no quarto trimestre de 2011.
Colaboraram para o aumento expressivo do lucro despesas menores e um melhor desempenho operacional. Os analistas esperavam uma alta mais modesta, pois não contavam com uma carga de impostos tão baixa no período. Os tributos representaram apenas 2,5% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da empresa no intervalo, enquanto os analistas projetavam um percentual de até 40%. O Ebitda ajustado da companhia aumentou 71% no quarto trimestre, para R$ 230,2 milhões.
A dívida líquida diminuiu em R$ 43,4 milhões em 2012, chegando a R$ 2,7 bilhões no fim do ano. A empresa teve lucro líquido de R$ 203,9 milhões no ano, revertendo o prejuízo de R$ 54,6 milhões em 2011. A receita líquida anual cresceu 16,5% e atingiu R$ 3,87 bilhões.
As ações da Hypermarcas subiram 2,84% ontem, para R$ 18,10. Do início de 2012 até agora, os papéis tiveram valorização de 113%.
Veículo: Valor Econômico