Riachuelo acelera ritmo de inaugurações

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Com plano de quase dobrar o número de lojas da Riachuelo até 2016, a Guararapes investirá R$ 450 milhões este ano, 66% acima dos R$ 270,3 milhões aplicados no ano passado. A varejista de moda passaria de 169 lojas para 330.

Hoje a terceira maior rede de vestuário do país, atrás apenas de Renner e C&A, a Riachuelo ganhou 16, 22 e 24 novas unidades em 2010, 2011 e 2012, respectivamente. A partir deste ano, até 2016, vai aumentar a velocidade de expansão. Serão 40 lojas por ano, em média, incluindo os formatos "full", compacto e Riachuelo Mulher. Neste ano, o plano é abrir 38.

Durante teleconferência com investidores e analistas ontem, Tulio Queiroz, diretor de relações com investidores (RI) da companhia, disse que o patamar de investimento próximo a R$ 450 milhões pode ser esperado para a Guararapes daqui para frente.

Em outubro, a empresa obteve financiamento de R$ 167,4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investir em expansão, modernização e integração de processos. O montante contemplava a abertura de 30 lojas.

Queiroz afirmou que o processo de aceleração do crescimento da companhia será tocado com muita atenção ao controle das despesas e aos níveis de retorno dos novos projetos.

No ano passado, a Guararapes teve lucro líquido de R$ 365 milhões, alta de 0,5% em relação a 2011. A receita líquida subiu 16,4%, para R$ 3,54 bilhões, e as vendas nas lojas abertas há mais de um ano avançaram 5,2%.

Com recursos do seu caixa, a Renner também aumentará os investimentos este ano - em 27%, para R$ 485,6 milhões. O montante será destinados a abertura de novas unidades, reformas e melhoria de infraestrutura de distribuição. Serão entre 25 e 30 lojas da bandeira Renner, seis da Camicado e dez da Blue Steel.

Embora não abra o valor do investimento previsto para o ano, a C&A, varejista líder do setor, abrirá entre 25 e 30 novas lojas em 2013, quantidade semelhante a do ano passado.

A Marisa, por sua vez, vai investir R$ 210 milhões, 14,2% a mais do que em 2012, em reformas e abertura de 51 lojas.

Entre as varejistas listadas que operam prioritariamente com lojas próprias, a Restoque, dona da Le Lis Blanc, é a única que vai pisar no freio. A companhia pretende abrir 23 lojas em 2013, após abrir 102 no ano passado, dobrando sua área de vendas.



Veículo: Valor Econômico


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