Comércio varejista está longe da crise

Leia em 1min 20s

Enquanto os números da indústria ainda estão longe de convencer, o comércio varejista mostra o vigor de quem ainda não conheceu a palavra crise. Em janeiro, as vendas do varejo aumentaram 5,9% sobre o mesmo mês de 2012 e 0,6% na comparação com dezembro. Neste confronto, que exclui fatores sazonais, ocorreu o sétimo resultado positivo dos último oito meses, segundo informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Belo Horizonte, assim como no Brasil, o comércio varejista também inaugurou 2013 com crescimento nas vendas. Os negócios em janeiro foram 3,32% maiores na comparação com igual período de 2012, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). “O crescimento foi baseado em um tripé que vem durando há algum tempo: o emprego, renda crescente e crédito. Com mais pessoas empregadas, fica mais fácil a aquisição de produtos por meio de financiamentos e empréstimos”, afirma Bruno Falci, presidente da CDL.

No período, os setores de papelaria e livraria (6,46%) e artigos diversos, que incluem acessórios de couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo e fotográfico, computadores e periféricos e artigos de borracha (3,71%), apresentaram as maiores altas.

Para analistas, o bom desempenho é reflexo do conjunto de ações adotadas pelo governo para bombar a demanda interna, como desonerações de impostos, a valorização do salário mínimo e a manutenção do mercado de trabalho ainda aquecido. Com consumidores sem pena de gastar, o comércio tem faturado mais. Em janeiro, da alta de 5,9% nas vendas, nada menos que 65% se deveram ao desempenho de apenas três segmentos pesquisados: hipermercados e produtos alimentícios; outros artigos de uso pessoal; e móveis e eletrodomésticos.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Na região do ABC, 47,9% têm TV de tela fina em casa

A TV de tela fina está entrando na lista dos sonhos de consumo da região. De 2009 para 2012, cresceu 221% ...

Veja mais
JBS busca nova redução de alavancagem

Apesar de melhoras expressivas na receita, Ebitda e reversão de prejuízo em 2012, um indicador da JBS - a ...

Veja mais
Riachuelo acelera ritmo de inaugurações

Com plano de quase dobrar o número de lojas da Riachuelo até 2016, a Guararapes investirá R$ 450 mi...

Veja mais
Fabricante corta custos para crescer

As três maiores companhias nacionais de celulose e papel, Fibria, Suzano Papel e Celulose e Klabin, apertaram o ci...

Veja mais
Cesta básica cria rixa entre varejo e indústria

Sistema tributário complexo impede fabricantes de repassar na íntegra redução de 9,25%, como...

Veja mais
Instituto L’Oréal inaugura primeira unidade em Belo Horizonte

A melhoria do padrão de vida médio da população brasileira nos últimos anos tem impul...

Veja mais
Varejo começou o ano com alta de 0,6%

Retorno do IPI em alguns produtos afetou resultado, mas analistas veem tendência de desaceleraçãoO c...

Veja mais
Cesta básica sobe uma semana após desoneração

De dez produtos da lista do governo, no entanto, 7 tiveram queda de preço, conforme Pesquisa do Procon/SP e Diees...

Veja mais
Um par de tênis no Brasil custa tão caro quanto na Suíça

Explosão do consumo de calçados para corrida no Brasil é outra descoberta da auditoria feita pela G...

Veja mais