O outono só se inicia na próxima-quarta-feira, dia 20, mas o mês de março tem se apresentado com uma cara típica de inverno: temperaturas mais baixas, dias nublados, cerração e chuva. Essa combinação de fatores fez com que o caxiense buscasse o comércio para se abastecer de peças de meia-estação, mais quentinhas e confortáveis.
Entre os lojistas, há um certo otimismo com relação ao frio e, principalmente, com a permanência dele nas próximas semanas.
— Janeiro e fevereiro já foi bom e, se esse friozinho se mantiver pelo menos até a Páscoa, devemos encerrar março com um aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. Geralmente nesta época, as pessoas vem comprar moletons, jaquetas, camisas, mas o interessante é que agora também estão buscando blusas de lã, mais finas, claro, mas é uma coisa que não ocorria antes. Em outros anos, quando estava calor, o comércio patinava para colocar a coleção nas vitrines. Não dava nem ânimo — conta Valtuir Rizzo, dono de uma rede de magazines nos bairros São Ciro, Kayser, Bela Vista e Pio X.
No segmento de roupas infantis, o movimento começou ainda mais cedo. Em uma rede de moda infantil do Centro, a gerente Juliana Lopes Dorneles conta que já havia pais comprando roupa de inverno para os filhos no início de fevereiro.
— Março, com termômetros lá em baixo, então, está excelente. O movimento cresceu uns 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. A gente está numa correria que quase não consegue atender os clientes. Repomos mercadoria nas gôndolas umas cinco ou seis vezes por dia e, no final, está sempre tudo vazio. Como as crianças crescem, dificilmente dá para aproveitar o que elas usaram no inverno passado. Aí, tem de comprar tudo de novo — explica ela.
Veículo: Zero Hora - RS