TV aberta ficou com 64% do total investido em 2012, seguida pelo jornal, com 11%; rádio cresceu mais que a web
Em um ano difícil, o mercado publicitário brasileiro conseguiu crescer 6%, alcançando faturamento total de R$ 44,85 bilhões. Excluindo-se permutas, faturamento com links patrocinados de internet e outros itens, a receita obtida somente com a venda de espaço publicitário somou R$ 30,1 bilhões em 2012, um aumento de 5,98% em relação a 2011. Os dados são do Projeto Inter-Meios, do Grupo Meio & Mensagem, em parceria com a PriceWaterhouseCoopers.
O ano passado, conforme demonstra o levantamento, foi marcado pela evolução da receita publicitária destinada a canais de TV aberta. As emissoras abertas ficaram com 64,7% do total investido em mídia - participação recorde alcançada pelo meio TV desde o início do estudo, em 1990. O faturamento do veículo em 2012 chegou a R$ 19,52 bilhões, uma expansão de 8,33% sobre 2011.
O segundo maior faturamento foi o dos jornais, que registraram uma participação de 11,24% do total. A receita do segmento foi R$ 3,38 bilhões, alta de 0,67% em relação a 2011. "O mercado se movimentou dentro de suas próprias perspectivas, considerando que o crescimento do Produto Interno Bruto do País não chegou a 1%", diz José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem. "Como um todo, os números podem ser considerados bons", acrescenta.
Em terceiro lugar, ficou a receita de anúncios em revistas, que somou R$ 1,92 bilhões. O segmento, porém, apresentou decréscimo de 5,43% de um ano para o outro.
A internet registrou a quarta maior participação, com R$ 1,51 bilhão e alta de 4,36%. Dentro da receita do meio, os anúncios fechados por meio de agência ficaram com a maior participação, totalizando R$ 1,04 bilhão, alta de 8,92%. As permutas (quando o site anuncia em troca de uma parceria ou em troca de um serviço ou produto), embora tenham somado só R$ 16,7 milhões, cresceram 268% de um ano para o outro.
O meio rádio teve um crescimento maior que internet, com avanço de 4,77%. Sua receita chegou a R$ 1,18 bilhão. Cinema foi o meio que mais teve aumento de receita no ano, alcançando evolução de 22,34%. Sua participação, porém, ainda é pequena: 0,35%. O faturamento de mídia exterior também teve bom desempenho, com aumento de 6,35%.
Veículo: O Estado de S.Paulo