A Procter & Gamble (P&G) lança hoje 13 produtos para cuidados com cabelos das linhas Pantene, Head & Shoulders e Wella Pro Series. A ofensiva aumenta a disputa num mercado que movimentou R$ 5,6 bilhões nos 12 meses encerrados em fevereiro, segundo dados Nielsen informados pela companhia. A P&G é a terceira maior empresa do segmento no país, com participação de 11% em valor, atrás de L'Oréal e de Unilever.
A multinacional não abre os investimentos nos novos produtos, mas informa que aplica globalmente mais de US$ 2 bilhões por ano em pesquisa de desenvolvimento. Em janeiro, relançou a linha Pantene no Brasil, com novas embalagens e versões. A companhia deve somar 90 lançamentos na categoria este ano no país. Em março, a Unilever, dona das marcas Seda e TRESemmé, anunciou investimentos de R$ 500 milhões em marketing para o segmento em 2013, com 70 novos itens.
Para colocar o plano para o mercado brasileiro em prática, a P&G ampliou as linhas de produção de sua fábrica em Cidade de Deus, no Rio, segundo Juliana Azevedo, diretora de marketing de beleza da companhia para a América Latina. Também haverá linhas importadas, como um tônico que promete dar a sensação de mais volume e a linha de rejuvenescimento capilar. "A brasileira está continuamente à procura de inovação e produtos de alta performance", diz a executiva.
Veículo: Valor Econômico