Sete anos após a família Sampaio Ferreira reassumir o controle da Bombril, a fabricante de produtos de higiene e limpeza diz estar em sua melhor fase. A empresa faturou R$ 984 milhões em 2012, 16% acima do exercício anterior e mais que os 14% previstos para o ano. Em 2013, espera manter o avanço da receita em dois dígitos.
A Bombril faturou mais com a ampliação do portfólio na categoria de produtos de higiene e limpeza, diz Pedro Brandi, diretor financeiro e de relações com investidores. O volume de vendas subiu 8,6% no ano passado e, combinado com os repasses de preços para incorporar os efeitos do câmbio e da inflação, resultou no crescimento da primeira linha do balanço.
As vendas em categorias além da palha de aço, na qual a marca é sinônimo de produto, foi impulsionado pela campanha "Mulheres Evoluídas", com as comediantes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi, lançada pela agência DPZ, do grupo francês Publicis, em 2011. "A ideia foi rejuvenescer a marca ao adotar uma nova linguagem para tratar a mulher da nova classe média", diz Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril.
A companhia, que ficou conhecida pelo garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno, ideia do publicitário Washington Olivetto, da agência W/McCann, anunciou esta semana o fim de uma parceria de 35 anos com a agência. "A Bombril não tem verba suficiente para manter as duas agências. Depois de um processo de concorrência, decidimos concentrar os esforços na DPZ", afirma Scaldelai. A empresa investe entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões em publicidade por ano.
O principal objetivo da empresa neste momento é crescer com rentabilidade, diz Brandi. "Até 2011, a Bombril dedicou-se a entrar em categorias nas quais ainda não estava em soluções de limpeza. Desde 2012, o esforço é para levar ao mercado produtos diferenciados", acrescenta Scaldelai, citando os limpadores de tela LCD e para máquinas de lavar roupas.
A Bombril encerrou 2012 com um patrimônio líquido negativo de R$ 15,7 milhões e prejuízo atribuído aos controladores - base para a distribuição de dividendos - de R$ 24,6 milhões. Enquanto o primeiro indicador teve melhora de 58%, o segundo piorou em 27%. Se este ano marcará a virada da companhia, o diretor financeiro não arrisca dizer, mas garante que está otimista. "O primeiro trimestre foi muito melhor que em anos anteriores", diz Brandi.
O portfólio da empresa compreende mais de 500 itens de limpeza doméstica, dividido em 31 marcas e 62 categorias. A expectativa é levar mais produtos às prateleiras nos próximos meses, após mais de 37 lançamentos em 2012.
A empresa pretende investir no aumento da capacidade da fábrica de Abreu e Lima (PE) e negocia uma parceria com o governo de Pernambuco e o Banco do Nordeste. Na unidade de Sete Lagoas (MG) há também um projeto de expansão após gastos de mais de R$ 8 milhões com modernização. Na matriz, em São Bernardo do Campo (SP), é preciso expandir os locais de armazenamento, segundo o diretor financeiro. A empresa contratou um diretor industrial no fim de janeiro para remapear os investimentos após revisitar as três fábricas, diz Brandi.
Veículo: Valor Econômico