Bombril aumenta receita em 16%

Leia em 2min 40s

Sete anos após a família Sampaio Ferreira reassumir o controle da Bombril, a fabricante de produtos de higiene e limpeza diz estar em sua melhor fase. A empresa faturou R$ 984 milhões em 2012, 16% acima do exercício anterior e mais que os 14% previstos para o ano. Em 2013, espera manter o avanço da receita em dois dígitos.

A Bombril faturou mais com a ampliação do portfólio na categoria de produtos de higiene e limpeza, diz Pedro Brandi, diretor financeiro e de relações com investidores. O volume de vendas subiu 8,6% no ano passado e, combinado com os repasses de preços para incorporar os efeitos do câmbio e da inflação, resultou no crescimento da primeira linha do balanço.

As vendas em categorias além da palha de aço, na qual a marca é sinônimo de produto, foi impulsionado pela campanha "Mulheres Evoluídas", com as comediantes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi, lançada pela agência DPZ, do grupo francês Publicis, em 2011. "A ideia foi rejuvenescer a marca ao adotar uma nova linguagem para tratar a mulher da nova classe média", diz Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril.

A companhia, que ficou conhecida pelo garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno, ideia do publicitário Washington Olivetto, da agência W/McCann, anunciou esta semana o fim de uma parceria de 35 anos com a agência. "A Bombril não tem verba suficiente para manter as duas agências. Depois de um processo de concorrência, decidimos concentrar os esforços na DPZ", afirma Scaldelai. A empresa investe entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões em publicidade por ano.

O principal objetivo da empresa neste momento é crescer com rentabilidade, diz Brandi. "Até 2011, a Bombril dedicou-se a entrar em categorias nas quais ainda não estava em soluções de limpeza. Desde 2012, o esforço é para levar ao mercado produtos diferenciados", acrescenta Scaldelai, citando os limpadores de tela LCD e para máquinas de lavar roupas.

A Bombril encerrou 2012 com um patrimônio líquido negativo de R$ 15,7 milhões e prejuízo atribuído aos controladores - base para a distribuição de dividendos - de R$ 24,6 milhões. Enquanto o primeiro indicador teve melhora de 58%, o segundo piorou em 27%. Se este ano marcará a virada da companhia, o diretor financeiro não arrisca dizer, mas garante que está otimista. "O primeiro trimestre foi muito melhor que em anos anteriores", diz Brandi.

O portfólio da empresa compreende mais de 500 itens de limpeza doméstica, dividido em 31 marcas e 62 categorias. A expectativa é levar mais produtos às prateleiras nos próximos meses, após mais de 37 lançamentos em 2012.

A empresa pretende investir no aumento da capacidade da fábrica de Abreu e Lima (PE) e negocia uma parceria com o governo de Pernambuco e o Banco do Nordeste. Na unidade de Sete Lagoas (MG) há também um projeto de expansão após gastos de mais de R$ 8 milhões com modernização. Na matriz, em São Bernardo do Campo (SP), é preciso expandir os locais de armazenamento, segundo o diretor financeiro. A empresa contratou um diretor industrial no fim de janeiro para remapear os investimentos após revisitar as três fábricas, diz Brandi.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Safra do milho cresce 10% e muda realidade do setor

Custo do insumo baixou desde o ápice dos preços no final do ano passado, diminuindo as despesas dos produt...

Veja mais
Nova diretoria da ASPB toma posse no dia 4 de abril

A Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) realiza no próximo dia 4 de abril a cerim&oc...

Veja mais
Anvisa propõe rastreamento de remédios para evitar falsificações

Caixas de medicamentos terão impressão de código bidimensionalApós anos de debates e do aban...

Veja mais
P&G acirra disputa em produtos para cabelo

A Procter & Gamble (P&G) lança hoje 13 produtos para cuidados com cabelos das linhas Pantene, Head & ...

Veja mais
Petros vê BRF acima de discussões de acionistas

A Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras e um dos maiores acionistas da BRF, acredita que a...

Veja mais
Países europeus somam forças contra o Google

Autoridades responsáveis pela proteção de dados pessoais de alguns dos principais países eur...

Veja mais
Metade da área de arroz no Rio Grande do Sul já foi colhida

Mais da metade da área cultivada de arroz já foi colhida pelos produtores do Rio Grande do Sul. De acordo ...

Veja mais
Para 69%, preços de alimentos subiram

Percepção de consumidores ouvidos pelo Datafolha é de alta também em material de limpeza e h...

Veja mais
Coca-Cola Clothing ajusta operações

Varejista de roupas troca franqueados e revisa tamanho de ponto de venda Quem passar esta semana pelo shopping Mooca Pl...

Veja mais