Boa safra deve aumentar o consumo de espumante
A safra de uva da temporada 2012/2013 chegou ao fim e marca desta temporada é a alta qualidade das uvas brancas. As variedades chardonnay, riesling e sauvignon blanc, as mais encontradas no Estado, tiveram um ano considerado excepcional por enólogos da Serra.
O baixo volume de chuva e o clima mais seco na vindima proporcionou uvas sem doenças e com bom teor de açúcar, fatores essenciais para a produção de vinhos ou espumantes de qualidade. Segundo o enólogo chileno Carlos Abarzua, que há 30 anos trabalha na produção de vinhos brancos e espumantes na vinícola Geisse, de Bento Gonçalves, a safra desse ano deve proporcionar bebidas com um grau alcoólico elevado, fato apreciado no mercado de vinhos finos.
A maior qualidade da produção pode ser ponto de partida para a retomada do consumo de vinhos brancos, que já foram dominantes no país. Os espumantes, também feitos a partir de uvas brancas, são a aposta para voltar ao topo.
– Pelo clima, vejo o Brasil como um país propício ao consumo de vinhos brancos. Pode ser que isso retorne. O espumante é um vinho branco com grande potencial – comenta o diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega.
Na Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, o fim da safra é festejado com mais de 15 milhões de quilos de uvas recebidas – 61% são uvas brancas. Também houve destaque nas uvas brancas na produção da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, na Região dos Vinhos dos Altos Montes, em Flores da Cunha.
– No geral, tivemos uma safra equivalente à de 2012, porém com uma qualidade ainda superior entre as variedades brancas, o que projeta uma produção de vinhos brancos e espumantes de excelência – diz o enólogo da vinícola, Edegar Scortegagna.
Veículo: Zero Hora - RS