Ancorada pela aposta do sistema ferroviário para os próximos anos, a MRS Logística S/A já planeja ampliar seus investimentos no transporte de cargas e incluir vagões double deck entre seus materiais rodantes. Apesar de ainda não ter um valor fechado para o projeto, no início deste ano a empresa aportou R$ 1 milhão em um protótipo vindo dos Estados Unidos, que passa por testes na malha da concessionária.
Nas próximas semanas um modelo de tecnologia diferente se juntará ao atual para que a companhia defina o mais adequado ao modal ferroviário brasileiro, cuja previsão é de que até o segundo semestre esteja em operação.
Conforme o gerente-geral de Marketing e Logística da MRS, Márcio Arany, a empresa será a primeira a adotar o sistema no Brasil. O modelo será aplicado no porto de Santos, em São Paulo. "Não se trata de um sistema que se aplica da noite para o dia. Grandes adaptações são necessárias para esse tipo de vagão, as vias, os terminais e os portos precisam estar aptos a receber esse tipo de transporte", explica.
A aplicação do novo sistema irá permitir à MRS aumentar consideravelmente a participação das cargas em seu volume transportado. Atualmente, a movimentação da concessionária é dividida assim: cerca de 75% relativo ao grupo de heavy haul, que engloba minério de ferro, carvão e coque, e 25% distribuídos entre os grupos de carga geral (siderúrgico, agrícolas, materiais de construção, contêineres, entre outros). "Já dentro desse grupo, os responsáveis pela maior fatia são os produtos siderúrgicos. Os contêineres ficam com uns 5% disso e a nossa meta é, no longo prazo, aumentar essa participação em cinco vezes", afirma.
Segundo Arany, a aposta no transporte de cargas configura-se como tendência para o setor ferroviário nacional como um todo e a migração tem ocorrido naturalmente. No caso específico da MRS, ele lembra que o transporte de commodities já foi consolidado pela empresa e que agora, a carga geral é um desafio. "Já vieram as ferrovias, agora é a vez da logística", ressalta fazendo alusão ao nome da companhia: MRS Logística.
O gerente também confirmou a parceria com a MTO, empresa multimodal voltada para o transporte de cargas de alto valor agregado, recentemente criada pela GranEnergia, mas não revelou maiores detalhes. (MB)
Veículo: Diário do Comércio - MG