Os fabricantes de brinquedos estão aproveitando o aumento da renda do brasileiro, que cresceu cerca de 20% nos últimos três anos, para oferecer uma variedade maior de produtos com mais qualidade e tecnologia. Para atender este novo consumidor, as indústrias que participam da 30ª edição da Abrin Feira Brasileira de Brinquedos em São Paulo apresentaram, em meio a produtos tradicionais, uma série de brinquedos que fazem uso de tablets e Smartphones para interação com o usuário.
A expectativa dos organizadores é de que o evento gere negócios equivalentes a um terço do faturamento do setor, que atingiu a cifra de R$ 3,87 bilhões no ano passado.
Neste ano, 180 fabricantes apresentam 1.750 lançamentos entre brinquedos pedagógicos, puericultura, jogos eletrônicos, pelúcias e miniaturas para um público estimado em 20 mil profissionais do setor esperado para os quatro dias da feira.
A tradicional fabricante Estrela apresentou nada menos que 225 lançamentos na feira, o que representa 20% de todo o seu faturamento anual. A estratégia da empresa é mostrar brinquedos tradicionais com uma nova roupagem, mais tecnológica. Suas bonecas, por exemplo, falam e interagem com as crianças.
E os jogos de tabuleiro ganharam mais dinamismo. Estes dois produtos são os carros-chefes da empresa, que realiza constantemente pesquisas para detectar as tendências e as preferências de crianças e adolescentes.
A Estrela repaginou o tradicional Banco Imobiliário, que agora conta com uma máquina leitora de cartão de crédito, o que permite que os jogadores adquiram bens e possam pagá-los parceladamente. No caso dos autoramas, há mais pistas interligadas, o que possibilita o corredor realizar mais ultrapassagens.
Tablet – Para os pequenos de até seis anos e que já são fanáticos por tecnologia, a empresa criou o Primeiro Tablet e o Primeiro Smartphone, que trazem funções simplificadas, mas que já dão a eles a sensação de se comunicar como os pais.
Segundo Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela, todas as novidades acompanham as transformações pelas quais as crianças passaram. Ele lembrou que há quatro décadas elas eram mais passivas e atualmente elas têm mais acesso às informações, o que as torna mais críticas e capazes de influenciar os pais no momento de adquirir brinquedos e outros bens.
Entre as empresas especializadas em miniaturas, diversas delas ofereceram desde os tradicionais heróis até sofisticados carros em modelos atuais e antigos, como fuscas e karmann ghias. O objetivo é atrair não apenas as crianças, mas os adultos colecionadores e os jovens que se identificam com personagens de filmes.
A California Toys, importadora deste tipo de produto, oferece neste ano na feira miniaturas como os carros de filmes atuais, como a saga Crepúsculo, e o veículo pilotado pelo ator Steve McQueen na produção Bullitt, de 1968. O representante da empresa, João Nascimento, explicou que a feira proporciona mais oportunidades de negócios com os varejistas de pequeno porte de todo o País. Neste ano, o destaque são os carros e tanques da Segunda Guerra Mundial e da Guerra do Vietnã.
A Brinquedos Anjo, fabricante de bonecas de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, concorda com a estatística da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que aponta que da totalidade de brinquedos fabricados no País, 41% são bonecas.
Após 18 anos de atividades fabricando apenas este item, a empresa escolheu esta edição para lançar um foguete que conta com uma plataforma de lançamento, sem deixar de lançar novos modelos de seu principal produto. Um deles fala 51 frases. Para o diretor João Gilberto Ghiraldi, a participação na feira tem o objetivo de reforçar a marca junto aos varejistas e iniciar contatos.
A Brinquedos Junges, do Rio Grande do Sul, apresentou na feira 13 linhas completa de brinquedos de madeira, jogos tradicionais e os conjuntos de blocos de construção de casas e cidades. A fabricante apresentou ainda jogos de tabuleiro. Para Gaison Junges, assistente de vendas, a expectativa é conquistar novos clientes no evento e elevar suas vendas em 10% neste ano.
Fabricantes buscam consumidor ainda no berço
Os fabricantes de produtos voltados para bebês também encontram espaço na Abrin Feira Brasileira de Brinquedos para apresentar novidades e realizar negócios. Eles somam 14 empresas neste ano sem alteração expressiva em relação às outras edições do evento. Este tipo de empreendimento costuma ocupar parte do espaço nas lojas de brinquedos.
O Grupo Yangzi, de Belo Horizonte, participa da feira pela primeira vez com a expectativa de apresentar sua linha de itens licenciados tanto para lojas de brinquedos quanto para grandes redes especializadas, como a Alô Bebê, ainda os hipermercados da rede Walmart.
Entre os itens oferecidos, destacam-se os conjuntos de mamadeiras, utensílios para alimentação e mobiliário com personagens de desenhos animados. "Os produtos licenciados são o nosso ponto forte e pretendemos continuar investindo neste segmento", disse Marcos Aurélio, diretor do Grupo.
Os representantes desse nicho não fixaram meta de vendas durante os quatro dias do evento, mas mostraram-se otimistas quanto às perspectivas de participar das próximas edições.
Veículo: Diário do Comércio - SP