Hortaliças terão dia de campo

Leia em 2min 40s

Produtores de São João del-Rei poderão participar do evento no próximo dia 26.

Os produtores de hortaliças de São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais, e municípios no entorno poderão participar no próximo dia 26 do dia de campo "Estratégias para produção sustentável de hortaliças", que será promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

De acordo com a pesquisadora da Epamig Izabel Cristina dos Santos, o evento, que será realizado na Fazenda Experimental Risoleta Neves (Fern), tem como principal objetivo incentivar a produção sustentável de hortaliças, que têm forte participação na composição da renda dos produtores da região.

"No encontro teremos a oportunidade de demonstrar as pesquisas realizadas pela Epamig e os resultados positivos que poderão ser aplicados pelos produtores nas áreas de cultivo. As técnicas são fundamentais para ampliar a produtividade e reduzir os custos da produção", disse.

Ainda segundo a pesquisadora, serão abordados no evento os principais resultados do projeto de pesquisa "Manejo conservacionista do solo por meio da adubação orgânica, rotação e consorciação de culturas - Uma visão agroecológica no cultivo de hortaliças", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvido desde 2010, na Fern.

Segundo Izabel, os participantes poderão conhecer sobre agricultura sustentável, aproveitamento de resíduos orgânicos, adubação verde e rotação de culturas e insetos benéficos.

O encontro será realizado em duas etapas. Na primeira serão demonstrados, através de palestras e fotos, as pesquisas e aplicações das técnicas em variadas culturas. Logo após, os participantes irão visitar a área de cultivo da fazenda, onde poderão acompanhar in loco a aplicação das técnicas e os resultados obtidos com os estudos.

"Vamos mostrar alguns experimentos de consórcio de hortaliças onde obtivemos bons resultados, como alface com salsinha, beterraba com cebolinha, dentre outros. Queremos mostrar aos produtores familiares que é possível aplicar as técnicas e, com isso, melhorar as condições de produção de hortaliças na região", disse.

Um dos destaques será a demonstração do uso de adubo verde, que consiste em aproveitar restos de plantas na adubação. Através da técnica, é possível reduzir, ao longo do tempo, o uso de produtos químicos, o que também diminui os custos com a produção.

"Com a redução do uso de produtos químicos, além de tornar as hortaliças mais saudáveis, a utilização do adubo verde garante maior segurança alimentar e contribui para que os custos com a produção sejam reduzidos. Com o passar do tempo e mantendo a utilização correta, é possível reduzir a contaminação do solo e da água. Também é possível produzir no sistema orgânico, o que agrega valor ao produto final, gerando maior renda", disse.

De acordo com Izabel, a produção de hortaliças, como alface, brócolis e couve flor, na região é crescente e praticamente toda desenvolvida no sistema de agricultura familiar.

"A produção é crescente, porém o sistema sustentável ainda é pouco usado. Isso acontece pela dificuldade de divulgar as informações das pesquisas para os produtores. Com o dia de campo queremos nos aproximar mais e incentivar a aplicação das técnicas", disse.

Ao todo, devem participar do evento cerca de cem pessoas, incluindo produtores, técnicos e demais pessoas ligadas às culturas. A inscrição para o dia de campo "Estratégias para produção sustentável de hortaliças" é gratuita e pode será feita no local do evento.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

59% dos comerciantes brasileiros não estão preparados para receber a Copa das Confederações

Brasil precisa evitar 'efeito África do Sul', diz CNDLO presidente da Confederação Nacional de Diri...

Veja mais
Vendas no varejo de abril devem crescer apenas 2,1%, projeta IDV

As vendas no varejo devem crescer apenas 2,1% em abril ante igual mês do ano passado, em função do e...

Veja mais
Preço do café subirá para ajudar produtores

Depois de cortar os impostos federais para baixar o preço da cesta básica e ajudar no controle da infla&cc...

Veja mais
Valorização cambial eleva a cotação da soja

Comercialização foi beneficiada pela combinação de ganhos na Bolsa de Mercadorias de Chicago...

Veja mais
Petróleo e gás no caminho dos grãos

Há uma semana, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues disse a uma plateia de empresários em evento...

Veja mais
Smartphone vira brincadeira

Os fabricantes de brinquedos estão aproveitando o aumento da renda do brasileiro, que cresceu cerca de 20% nos &u...

Veja mais
As estratégias das pequenas para conquistar supermercados

A concentração de grande fornecedores nas prateleiras dos supermercados tem criado uma espécie de e...

Veja mais
Marfrig admite venda de ativos para reduzir alavancagem elevada

Com uma queda neste mês de R$ 1 bilhão em seu valor de mercado - que atingiu R$ 3,38 bilhões ontem n...

Veja mais
Fabricante de brinquedos é só alegria

Os fabricantes nacionais abrem hoje a 30ª edição da Abrin – Feira Brasileira de Brinquedos, na ...

Veja mais