Ganho da Samsung tem 1ª queda em 2 anos

Leia em 2min 30s

 

Empresa destaca concorrência com chineses e revela cautela sobre desempenho em smartphones

 

Depois de assumir a liderança no setor de smartphones, a Samsung enfrenta dificuldades em manter os mesmos patamares de lucro.

 

Em balanço divulgado ontem, a sul-coreana apresentou redução de 0,68% no lucro operacional --referente apenas aos ganhos da indústria e varejo-- na comparação com o trimestre anterior, a primeira queda em dois anos.

 

Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, no entanto, houve um crescimento de 54%, totalizando US$ 7,9 bilhões. Empresas chinesas menores, que produzem com custos reduzidos, estariam roubando mercado da Samsung no setor de smartphones, segundo o "Financial Times".

 

O faturamento, de US$ 47,5 bilhões, acompanhou a mesma tendência e registrou queda de 5,7%, em relação ao último trimestre de 2012. Apesar disso, o lucro líquido da companhia (US$ 6,4 bilhões) cresceu 1,6% no último trimestre. A Samsung anunciou cautela em relação ao seu desempenho ao longo do ano.

 

"Existe uma queda de preços nos dispositivos vendidos", afirma Bruno Freitas, analista do IDC no Brasil. Segundo ele, a queda de preços está relacionada ao aumento da concorrência, à popularização e à maturidade do mercado. Freitas também destaca o mau momento para os outros segmentos, como de televisão e computadores.

 

APPLE

 

Apesar da queda, a sul-coreana ganhou espaço ante a Apple. Segundo estudo da IDC, a fatia de mercado da norte-americana passou de 23% a 17,3%, enquanto a da Samsung foi de 28,8% para 32,7% no primeiro trimestre.

 

Para Freitas, enquanto a Apple focou o alto padrão, a Samsung se preocupou em tornar os smartphones acessíveis para mais gente.

 

"A Apple está no alto padrão, com um produto que tem tecnologia quase que ultrapassada", afirma. A empresa teve queda de 18,1% no lucro no trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

 


Smartphone ultrapassa celular comum no 1º tri

 

A venda de smartphones ultrapassou a de celulares convencionais, segundo relatório do IDC (International Data Corporation).

 

Mais da metade das encomendas de telefones móveis no primeiro trimestre de 2013 foi de smartphones.

 

Segundo o relatório, foram vendidos 418,6 milhões de celulares no total --desses, 216,2 milhões (51,6%) são smartphones.

 

Mas, pelo que aponta pesquisa da ABI Research, as vendas já registradas no trimestre ainda não comprovam esse cenário.

 

Segundo a empresa, a venda de smartphones correspondeu a 49% do total de celulares vendidos.

 

De acordo com a pesquisa, a venda de smartphones cresceu 38% no período, enquanto a de celulares convencionais teve queda de 5%--totalizando um crescimento de 12% no total.

 

A Samsung vendeu 70,7 milhões de unidades, enquanto a Apple ficou em segundo lugar, com 37,4 milhões de iPhones vendidos.

 

 

Veículo: Folha de S.Paulo


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