Leite longa vida dispara no país em abril, indica Cepea

Leia em 1min 10s

A combinação entre consumo firme e menor oferta de matéria-prima ditou os preços do leite longa vida (UHT) em abril, em benefício dos laticínios. É o que aponta relatório divulgado na sexta-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). Neste mês, o preço médio do UHT já subiu 5,4% sobre o mês anterior e alcançou a média nacional de R$ 2,07 por litro, maior valor da série histórica do Cepea, que teve início em março de 2010.

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando os laticínios tiveram dificuldades em repassar a alta do leite devido aos elevados estoques de UHT, a indústria obteve reajustes dos preços do longa vida acima dos verificadas no caso do leite pago ao produtor. Em abril, o preço do leite pago ao produtor aumentou 4,01%, para a média R$ 0,87 por litro, segundo o Cepea.

A expectativa, porém, é que a indústria tenha mais dificuldades para repassar as novas altas da matéria-prima nos próximo meses. Segundo analistas consultados pelo Cepea, o leite pago ao produtor também deve subir em maio devido à menor disponibilidade de leite típica no período de entressafra.

"Não há mais espaço para grandes aumentos de preços [do UHT], visto que isso limitaria a demanda do consumidor final", resume o relatório do Cepea, com base em informações obtidas junto a laticínios e atacadistas.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Déficit de armazenagem valoriza silos-bolsa

Os problemas logísticos para escoar a safra de grãos e o déficit de armazenagem no país faze...

Veja mais
Consenso à vista sobre Protocolo de Nagoya

pesar de o Brasil ter sido um dos países responsáveis pela concepção do Protocolo de Nagoya,...

Veja mais
Moagem de cana da Renuka deve crescer 18%

Após serem afetados por dois anos consecutivos pelo clima desfavorável, os canaviais das usinas controlada...

Veja mais
Le Postiche aposta em loja menor fora de shoppings

A fabricante de acessórios Le Postiche planeja franquear 35 lojas em 2013. A expansão da rede, de 250 loja...

Veja mais
H&M testa rede de acessórios mais caros

A rede de loja de roupas H&M (Hennes & Mauritz) fez seu nome produzindo rapidamente moda barata e divertida - ca...

Veja mais
Varejo de videogame ganha novo concorrente

Com crescimento superior a 50% nos últimos dois anos, o mercado brasileiro de videogames vem atraindo a aten&cced...

Veja mais
Paulinho afronta Dilma e defende gatilho salarial

Em briga com o governo federal, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), vai lan...

Veja mais
Dilma a Cristina: não a barreiras comerciais

O governo brasileiro decidiu fazer um "acompanhamento interessado" das discussões da Vale com o governo argentino...

Veja mais
Preço do leite sobe pelo 3º mês consecutivo

O preço do leite pago ao produtor aumentou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo R$ 0,8766/litro (pre&cc...

Veja mais