Há 17 anos no mercado nacional, mas com uma marca ainda pouco conhecida pelos brasileiros, a Amway - uma das principais empresas norte-americanas de vendas diretas - espera dobrar o volume de vendas no Brasil. A empresa assistiu a um aumento de 22% em seu faturamento acumulado em 2008, até novembro, em relação a igual período de 2007. Em outubro e novembro do ano passado, o crescimento de vendas no País foi ainda mais acentuado: 25% em outubro e 57% em novembro, sobre iguais meses de 2007.
Segundo André Raduan, diretor-geral da Amway do Brasil, esse resultado positivo é reflexo de uma estratégia adotada há quatro anos e que começou a dar resultados já em 2007 que encerrou com um incremento de 30% no faturamento sobre o ano anterior.
Entre as medidas traçadas para impulsionar as vendas ele destaca a adaptação de produtos ao gosto e à pele das brasileiras; a modificação de embalagens em porções menores, com redução de preços; a criação de um website para facilitar a aproximação e o acesso ao consumidor; e o desenvolvimento de campanhas publicitárias - o que não era um hábito da empresa mas que este ano deverá representar investimentos da ordem de US$ 10 milhões, de acordo com o diretor. "Estamos crescendo enquanto todos estão falando de crise", diz.
O relacionamento com os chamados distribuidores - que são os revendedores de produtos diretamente ao consumidor - também foi modificado, com aumento da margem de revenda de 30% para 42,8%. Foram também montados programas de treinamento, inclusive on-line, para representantes situados em cidades distantes. "A nova margem é mais competitiva e aumenta a motivação dos distribuidores para permanecerem no negócio", afirma Raduan.
A empresa tem atualmente 50 mil representantes em todo o Brasil. O número de novos distribuidores também apresentou um salto em novembro: cresceu 68% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo o executivo, as vendas da Amway na América Latina ainda têm pequena participação no resultado global, em torno de 5% do faturamento mundial de US$ 7,4 bilhões alcançados em 2007.
Portfólio variado
Os produtos da Amway são voltados para as áreas de saúde (40%), cuidados pessoais (30%), cuidados com a pele (15%) e cuidados com o lar (15%). São aproximadamente 65 itens, dos quais cerca de 20% já são fabricados no Brasil e exportados para outros países da América Latina onde a Amway está presente.
A Amway - cujo nome teve origem no termo "American Way" - foi fundada em 1959, em Michigan (Estados Unidos) como uma companhia para a venda de produtos de limpeza para o lar. A empresa, que opera sob o sistema de marketing de rede - em que bens ou serviços saem do fabricante para o consumidor por meio de uma rede de contratantes independentes - chegou à América Latina em 1985, através do Panamá. Ao Brasil, a companhia chegou seis anos mais tarde, em 1991.
Veículo: Gazeta Mercantil