Companhias apostam na expansão do consumo

Leia em 2min 50s

Empresas com foco no mercado doméstico acreditam em aumento das vendas em 2009

 

Fabricantes de alimentos e bens duráveis básicos, como geladeiras e fogões, apostam no vigor do mercado doméstico. A Perdigão, indústria alimentícia predominantemente voltada para o mercado interno, por exemplo, já considera uma participação ainda maior nas vendas domésticas no faturamento este ano. Em 2008, entre 55% e 57% do faturamento da companhia veio do mercado interno. Em 2009, a fatia pode atingir 60% da receita, prevê o diretor Nacional de Vendas, Alcione Antonio Santin.

 

A companhia projeta entre 8% e 12% de crescimento para o mercado doméstico de produtos processados. No caso das aves in natura, as vendas domésticas devem crescer 10%, uma vez que há excesso de oferta e os preços devem ficar abaixo da média. Segundo Santin, haverá uma “guerra de preços” do frango neste início de 2009.

 

A indústria produtora de carne suína, que sofreu queda de 48,62% nas exportações no ano de 2008, também projeta bons resultados para o mercado interno em 2009. “A crise é grave, mas o consumidor brasileiro está firme e forte, o que compensa as perdas recentes nas exportações”, afirma Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

 

Segundo ele, o ano de 2008 foi excelente no mercado doméstico, com aumento do consumo de carne suína per capita e ampliação da produção.

 

“Para os alimentos, não há crise: são produtos de baixo valor e, nessa hora, as pessoas querem comer um pouco melhor”, afirma Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki Alimentos, uma das gigantes do setor de grãos e derivados, que tem 95% das vendas voltadas para o mercado interno. Com sete fábricas espalhadas pelo País, a companhia cresceu 15% em 2008 e espera crescer 12% este ano.

 

Com o foco voltado para as vendas de itens indispensáveis, como alimentos e produtos de higiene e limpeza, o Wal-Mart, o maior varejista do mundo e a terceira maior rede de supermercados do País, analisa o cenário como mais turbulento do que pessimista.

 

O vice-presidente Comercial e de Marketing da companhia, José Eduardo Cabral, diz que a perspectiva é de continuar ganhando fatias de mercado. “O Wal-Mart tem preços competitivos, e isso ganha importância em tempos de crise”, diz.

 

A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, acredita que, apesar da escassez no crédito, o mercado interno vai continuar crescendo, ainda que de forma mais moderada.

 

“Estamos otimistas em relação ao consumo doméstico em 2009. Não temos um plano B. A instabilidade do momento deve se atenuar”, diz Jerome Cadier, diretor de Marketing da Whirlpool.

 

Segundo o executivo, o crescimento esperado para 2009, em torno de 3% em relação a 2008, deve se manter nas linhas de refrigeradores e fogões - itens considerados de primeira necessidade - e na marca Consul, de apelo mais popular.

 

A projeção é de que o mercado de eletrodomésticos tenha fechado 2008 com vendas de 17 milhões de unidades, cerca de 8% mais que em 2007.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Entrevista: Ivan Zurita - Presidente da Nestlé do Brasil

Com a falta de crédito na praça, a companhia passou a antecipar o pagamento aos 44 mil fornecedores &nbs...

Veja mais
O recomeço da Marisol

Após uma longa reestruturação que deixou a receita estagnada, empresa quer voltar a crescer  ...

Veja mais
Rizicultores de SC contabilizam perdas por causa da chuva

Nos menores municípios da região de Araranguá, em Santa Catarina, a chuva intensa deixou mais de 50...

Veja mais
2009 vai ser o ano do marketing pelo celular

O ano de 2009 será a vez do marketing via celular, que pode usar desde os portais wap até a tecnologia blu...

Veja mais
Retração na celulose veio antes da crise

A queda nos lucros dos maiores conglomerados mundiais do setor de papel e celulose, contabilizada no terceiro trimestre ...

Veja mais
Amway quer dobrar volume de vendas, no Brasil, este ano

Há 17 anos no mercado nacional, mas com uma marca ainda pouco conhecida pelos brasileiros, a Amway - uma das prin...

Veja mais
Plantio menor eleva trigo

As cotações do trigo subiram no último pregão do ano com os rumores de redução...

Veja mais
Leite valoriza-se 1,93% em 2008

Em 2008, os produtores de leite do Brasil receberam mais pelo produto do que em 2007, mas a queda consecutiva dos pre&cc...

Veja mais
Conta-salário entra em vigor a partir de hoje

A partir de hoje os bancos com contratos relativos à folha de pagamento com o setor privado estão obrigado...

Veja mais