Comercialização de café atinge 83% nesta safra

Leia em 1min 10s

A comercialização de café no Brasil havia atingido 83% da safra 2012/2013 até o final de abril, avançando sete pontos percentuais em relação ao mês anterior, mas ainda continuava atrasada na comparação com o ciclo anterior, conforme informou ontem a consultoria Safras & Mercado em relatório.

No mesmo período do ano passado, haviam sido comercializados 92% dos grãos da safra 2011/2012, segundo o levantamento do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas da consultoria.

"O produtor aproveitou um pouco as recentes puxadas das cotações, o que deu mais ritmo aos negócios", disse o analista da Safras & Mercado, Gil Barabach, em comunicado.

As vendas totais também seguem atrasadas na comparação com a média dos últimos cinco anos, em que o percentual negociado foi 93%.

O analista de Safras&Mercados acrescentou que a chegada da safra nova de café, cuja colheita está em período inicial, ajudou a reforçar as vendas no período.

"Assim, o mercado andou mais animado, mas ainda muito distante de épocas anteriores", comentou Barabach.

O volume negociado até o momento soma 45,45 milhões de sacas, considerando a estimativa de 54,9 milhões de sacas de 60 kg da safras para o ciclo 2012/2013.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou que a nova safra 2013/2014 de café do Brasil em 48,6 milhões de sacas, recorde para um ano de baixa do ciclo bianual da cultura.

No ciclo anterior, de produção alta, a colheita brasileira de café foi estimada pela estatal em cerca de 50,8 milhões de sacas. Portanto, as duas safras estão bem próximas com uma diferença de 4,3%.



Veículo: DCI


Veja também

Lista de remédios é ampliada para a população

A lista de medicamentos oferecidos à população será ampliada. A Fundação para ...

Veja mais
Casas Bahia inicia comércio de itens para o setor industrial

O casasbahia.com.br, site de varejo da Nova Pontocom, anunciou esta semana a criação de uma seç&ati...

Veja mais
Valor do presente pode subir no dia 12 de junho

Segundo pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL Porto Alegre, 80% dos consumidores pretendem ir &ag...

Veja mais
Marca Petrobras vale menos que cerveja Skol

Após um ano difícil, com encolhimento de 36% no lucro e perda de quase R$ 40 bilhões no valor de me...

Veja mais
Dirigível é a nova aposta da Engevix

Diante do que se passou a chamar de "caos logístico" no Brasil, duas companhias brasileiras ligadas à infr...

Veja mais
Perdigão reformulada

Com quatro filmes de 30 segundos, a primeira campanha da agência Talent para a Perdigão, marca da BRF, entr...

Veja mais
Craques do futuro

A nova propaganda do isotônico Gatorade não traz nenhum astro consagrado do futebol. A companhia aposta em ...

Veja mais
Aurora ganha com rastreamento

Num momento em que alguns fabricantes de lácteos estão em apuros, acusados de adulterar produtos vendidos ...

Veja mais
Natura mais barata

A Natura anunciou o lançamento, em julho, de uma nova submarca, a “Sou”, de cuidados para o corpo e o...

Veja mais