A primeira unidade capixaba abriu as portas em Serra; marca planeja outras 12 lojas nos próximos 12 meses.
A Qoy Chocolate Experience tem a pretensão de ser mais do que uma simples loja de venda de chocolates. A empresa é uma indústria que produz seus próprios chocolates e outros produtos, como biscoitos e cafés, e adotou o modelo de franquias para vender também no varejo. A marca inaugurou ontem mais uma unidade da rede, desta vez na cidade de Serra, no Espírito Santo. Com um plano de expansão que prevê outras 12 lojas no próximo ano, a Qoy possui outras 13 unidades em todo o Brasil e projeta um aumento de 30% na produção anual de chocolates.
De acordo com uma das sócias proprietárias da empresa, Flávia Falci, a unidade no Espírito Santo é fruto de uma demanda do franqueado. "Apesar do foco da nossa expansão estar nos estados de Minas Gerais e São Paulo, sabemos que com a mídia e a ampliação dos negócios, acabamos atingindo outras regiões. O Gustavo (Nunes), franqueado do Espírito Santo, se identificou com a marca e nos procurou para abrir uma unidade da franquia na sua cidade", relata. "Ele nos revelou que já tinha procurado, inclusive, outras marcas para investir, mas como não obteve retorno de nenhuma delas, decidiu procurar a Qoy Chocolate Experience", acrescenta.
O Espírito Santo não era, em princípio, um dos objetivos da empresa, mas as sócias viram uma boa oportunidade de negócios ao serem procuradas pelo franqueado. "O estado não era nosso foco, mas o perfil do franqueado era muito bom e aceitamos a proposta", assegura. "Além disso, uma unidade em uma região diferente, onde não temos unidades, nos proporciona uma abertura de mercado que pode ser bom para a empresa", amplia.
O evento de inauguração da unidade da Qoy Chocolate Experience aconteceu ontem, contudo a loja já está em funcionamento no Shopping Mestre Álvaro, na cidade capixaba de Serra, há uma semana. "Este é um padrão da marca, abrir a loja antes do evento de inauguração", salienta Flávia Falci.
A Qoy Chocolate Experience produz não apenas os chocolates, mas também as embalagem dos itens que vende. "O processo de transformar a marca em franquia aconteceu naturalmente e foi muito positivo para a empresa, já que agora temos pessoas atuando com a marca no varejo. Antes de entrarmos no modelo de franquias, éramos apenas uma indústria que desenvolvia desde os seus itens comestíveis até as embalagens que as envolviam", ressalta. "Advertimos os nossos franqueados que o negócio, para dar certo, tem que ter um trabalho ‘meio a meio’, ou seja, nós desenvolvemos os produtos, as embalagens e as campanhas, enquanto o franqueado tem que gerir e administrar a loja", aponta a empresária.
Com a unidade do Espírito Santo, a Qoy Chocolate Experience chega a treze unidades em todo Brasil, sendo seis em Minas Gerais. "Além de Minas, temos unidades no Maranhão e duas em São Paulo." Flávia Falci revela que a rede pretende abrir mais 12 unidades nos próximos 12 meses. "Alguns desses contratos já estão em negociação, em julho vamos abrir uma loja em São Paulo e outra na Paraíba", esclarece. "Em outubro, será a vez de Goiânia ganhar uma unidade da marca", completa. "No nosso modelo, o franqueado não precisa se preocupar com nada que extrapole a gestão da sua unidade", assegura.
Com a abertura de tantas unidades, a Qoy Chocolate Experience planeja um crescimento no volume de chocolate produzido por sua fábrica. "A expectativa é de um acréscimo de 30% na produção anual, o que corresponde passar de 20 para 26 toneladas fabricadas ao ano", revela Flávia Falci.
Receptividade - Franqueado da Qoy Chocolate Experience unidade do Espírito Santo, Gustavo Nunes declara que queria investir na área alimentícia e procurava uma franquia para adquirir. "Vi que um segmento em evidência e com perspectiva de crescimento era esse de chocolates finos e chocolaterias, então resolvi investir em uma franquia desse ramo", assegura. Nunes escolheu cinco franquias diferentes, mas a Qoy Chocolate Experience foi a que mais o agradou. "A Qoy foi a que me deu retorno mais rápido e como a marca não tinha nenhuma unidade no Espírito Santo, decidi apostar", destaca.
Aberta no último dia 22, a unidade do Shopping Mestre Álvaro já atende aos clientes capixabas que se mostraram bastante receptivos com a marca. "Abrimos na semana passada mesmo para treinar os colaboradores e já estou tendo retorno de vendas pela boa qualidade dos produtos, que tiveram boa aceitação no Espírito Santo", afirma. Nunes avalia que o retorno do seu investimento possa vir antes do esperado. "A previsão de retorno é de 36 meses porém, pela aceitação que o produto está tendo no mercado, acredito que o retorno pode vir em 24 meses", conclui.
Veículo: Diário do Comércio - MG