Os preços na indústria de alimentos registraram a primeira alta do ano ao subirem 0,16% em abril, após queda de 1,22% em março, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Índice de Preços ao Produtor (IPP) do mês passado. Na comparação com abril de 2012, houve alta de 5,82% no segmento alimentício, que vinha caindo nessa comparação desde dezembro de 2012, segundo o instituto.
O IPP geral, que mede a variação dos preços dos produtos na porta de fábrica, sem impostos e fretes, subiu 0,35% em abril, o primeiro resultado expressivo em 2013 do indicador, que havia subido 0,04% em março ante fevereiro.
No ano, os preços dos alimentos caíram 5,08% na indústria, contribuindo com menos 1,03 ponto percentual para a formação do IPP. No ano até abril, o IPP acumula queda de 0,06%. No mesmo período do ano passado, o indicador subiu 1,64%. No acumulado em 12 meses encerrados em abril, o índice desacelerou pelo terceiro mês seguido e apontou inflação de 5,48%, o menor resultado desde maio de 2012, quando o IPP subiu 4,78%.
O avanço da inflação para a indústria de alimentação foi puxado pelos segmentos de açúcar refinado, óleo de soja refinado, leite longa vida e carnes e miudezas de aves, frescas ou refrigeradas. Estes quatro grupos responderam por 0,18 ponto percentual da taxa.
Veículo: Valor Econômico