A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) prevê que o comércio varejista na Região Metropolitana de Campinas (RMC) movimente para o dia dos namorados comemorado na próxima quarta feira, cerca de R$ 340 milhões, 5,9% acima dos R$ 321 milhões de 2012. Em Campinas, essa movimentação deverá ser de R$ 180 milhões, o que representa também 5,9% acima dos R$ 170 milhões de 2012. A expansão deve ser um pouco abaixo dos 6,0% de 2012 sobre 2011. A data é a quarta melhor no ranking comercial, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e da Páscoa.
Segundo pesquisa realizada pelo economista da Acic, Laerte Martins, o valor do tíquete médio não deve ultrapassar os R$ 102,00, o que representará uma expansão média de 7,0%. "O valor médio do presente deve aumentar ao nível do IGPM (Índice Geral de Preços Mercado), e as aquisições devem priorizar os seguintes setores: eletroeletrônicos, seguidos de perfumes e joias, produtos de higiene e beleza e, finalmente, as floriculturas, que sempre emocionam as namoradas, diz.
Tanto o nível de inflação, como dos preços, devem reduzir um pouco a procura por bens de maior valor agregado. Os juros, que também sofreram um aumento nas taxas e o efeito da desvalorização do real, devem influenciar nas compras a prazo, o que vai impactar em menor demanda a crédito.
A contratação de mão de obra temporária deve ser menor que em 2012, quando foram registradas 808 contratações em Campinas e 1.970 na RMC, prevendo contratar, este ano, 840 pessoas em Campinas e 2.060 na RMC, o que representa um crescimento em torno de 4,5%.
Para incrementar a venda do Dia dos Namorados, a Acic e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) realizam este mês em parceria com o Wet'n Wild, uma campanha promocional para o Dia dos Namorados. Com o mote "O dia perfeito com o par perfeito", a campanha premia consumidores com ingressos para um dos maiores parques aquáticos do Brasil.
A promoção termina em 30 de junho, ou, enquanto durarem os ingressos.
Para participar é simples, basta fazer uma compra em uma das lojas participantes, no valor de R$ 40,00, para receber um selo da campanha. A cada dois selos o consumidor ganha um voucher cortesia (um ingresso para o Wet'n Wild), mediante a compra, em qualquer ponto de venda, de um segundo ingresso.
Para a presidente da Acic e da CDL, Adriana Flosi, as campanhas promovidas pelas entidades têm a finalidade de promover uma melhor experiência de compra para os consumidores, estimulando e impulsionando o volume de vendas nos períodos próximos às datas especiais, além de valorizar e fortalecer a economia local e o comércio de rua.
Vendas em maio
A Acic divulgou também que as vendas no mês de maio desse ano ficaram menores do que o mesmo período do ano passado. Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de maio de 2013 mostram que as vendas do varejo no comércio varejista de Campinas e região ficaram 2,89% menores que as de maio de 2012, apesar de apresentarem um crescimento de 3,90% em relação a abril de 2013.
De acordo com o economista da Acic, Laerte Martins, essa desaceleração nas vendas confirma que o consumo está em retração, frente ao crescimento da inflação e dos preços das mercadorias que comprometem o poder de compra dos consumidores. "Essa redução do mês de maio, frente ao mesmo período do ano anterior, só foi observada há 12 anos, em maio de 2001. Maio, que tem o Dia das Mães como o grande incentivador do consumo, é o segundo melhor mês de vendas, perdendo apenas para dezembro, devido ao Natal", diz.
Veículo: DCI