Para tentar evitar novas adulterações no leite, como as identificadas na Operação Leite Compen$ado, o Ministério da Agricultura negocia a redução do horário de recebimento do produto. O sistema atual, que funciona 24 horas, é apontado como uma das brechas existentes no controle do leite. Outra novidade é a possibilidade da superintendência federal do agricultura realizar coletas de amostras de leite UHT oferecidos por preços muito baixos.
O prazo para participar da disputa do 31º Prêmio Gerdau Melhores da Terra, na categoria destaque, se encerra amanhã. As inscrições podem ser feitas pelo site www.melhores daterra.com.br
Falta gente para fiscalizar
Em tempos de fraude no leite, a falta de fiscais preocupa. Levantamento da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) mostra que há uma carência de 217 profissionais – a maior parte médicos veterinários.
– Há estabelecimento deixando de abrir porque não tem gente para fazer a fiscalização – afirma Gustavo Diehl, tesoureiro da Afagro.
A situação pode ficar ainda pior em 2015, quando mais de cem veterinários poderão se aposentar. O concurso público que será realizado para preencher 130 vagas (das quais 120 para fiscais) ainda está à espera do edital.
Veículo: Zero Hora - RS