Segmento de genéricos aponta aumento de 15,3% das vendas em maio

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O mercado nacional de genéricos apresentou um crescimento de 15,3% nas vendas contabilizadas em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com informações divulgadas, ontem, pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base nos dados disponibilizados pelo IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.

O levantamento apresentado pela instituição também apontou que os cinco medicamentos genéricos mais vendidos no País durante o mês de maio são cópias legítimas de grandes marcas conhecidas pelo público brasileiro como, por exemplo, Novalgina, Viagra e Tylenol.

Com preços em média 50% mais baratos que os produtos de referência, os genéricos representaram uma economia de R$ 32 bilhões aos consumidores, desde que chegaram às farmácias há 13 anos. De acordo com a PróGenéricos, se não existisse essa opção, os consumidores brasileiros teriam gasto, aproximadamente, R$ 37,2 bilhões a mais do que foi gasto na compra de medicamentos nesse período.

Mais vendido

O genérico mais vendido durante o mês de maio foi o antihipertensivo Losartana Potássica, que antes de se transformar em genérico era comercializado como Cozaar. Apenas esse produto foi responsável por 5,63% das vendas totais de medicamentos genéricos no País. Em seguida vem a Dipirona Sódica, genérico da Novalgina, com 4,74% das vendas do setor.

Em terceiro lugar em vendas aparece o Citrato de Sildenafila, que fez sucesso como Viagra, com 3,70% das vendas em unidade. Enquanto isso, o anti-hipertensivo Atenolol, genérico do Atenol, ocupa a quarta posição com 3,40% das vendas, seguido do Paracetamol, genérico do Tylenol, com 2,89% de participação de mercado, na quinta posição. Os cinco medicamentos juntos responderam por 20,36% das vendas do mercado de genéricos em maio.

Concorrência

O mercado de genéricos ganhou um novo concorrente em junho desse ano, com o início das vendas da Torrent Brasil, multinacional indiana, que almeja conquistar 2% desse segmento nos próximos dois anos. De acordo com o presidente da empresa no Brasil, Orlando Famá Junior, a entrada no mercado de genéricos deve colaborar com o aumento do faturamento neste ano, que deve atingir 23% a mais do valor contabilizado no ano passado.



Veículo: DCI


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