O Brasil já é o quarto maior mercado mundial de produtos de limpeza, ficando atrás apenas de países como os Estados Unidos, a China e o Japão, respectivamente, conforme levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla).
De acordo com a entidade, responsável pela compilação dos dados, o setor atingiu o marco de R$ 15 bilhões em vendas no ano passado, apontando um crescimento de 3,5% em relação a 2011.
Além disso, nos últimos cinco anos, o gasto médio do brasileiro com produtos de limpeza apresentou um crescimento de 41,5%. Na comparação com o ano anterior, observou-se um aumento de 8,1%.
O estudo também apontou que a região do Brasil que mais consome produtos de limpeza ainda é o Centro-Oeste. Já em relação à capacidade produtiva, a pesquisa da Abipla confirmou a retração observada nos últimos anos no setor de vassouras, que apontou uma queda de 5% na produção.
Anuário
Os números apresentados pela Abipla estão presentes no Anuário 2013, lançado pela instituição nesse mês. A publicação oferece um panorama geral do setor, baseado em dados e levantamentos recolhidos por vários institutos de pesquisa como a Euromonitor, a Kantar e a Nielsen.
O material traz números de destaque do mercado nacional de limpeza, tanto em linhas gerais, como por áreas de produtos, além de detalhes sobre mudanças de comportamento do consumidor.
Veículo: DCI