Enquanto os 5 milhões de corredores praticam o esporte no país, a indústria nacional de artigos esportivos vive um cenário dividido, em que as empresas de roupas esportivas saem ganhando.
No ano passado, a produção de vestuário para quem pratica esportes cresceu 4,1% na comparação com 2008, último dado do setor. Isso para abastecer um consumo 5,9% maior do que havia no mesmo período, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).
Mas os números positivos não foram replicados pela indústria de calçados esportivos. A mesma pesquisa identificou que tanto a produção de novos pares quanto o consumo pelos clientes tiveram retração de 5,7% e 0,4%, respectivamente. O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, explica que a produção vem caindo no Brasil pela entrada dos produtos fabricados na China.
Com 14 fábricas que produzem artigos esportivos, o Grupo Dass, de SC, desenvolve produtos para as marcas esportivas Adidas, Fila, Kappa, Nike, além da marca própria do grupo, a Tryon. Num cenário em que as roupas e calçados têm baixado os preços justamente pela competitividade asiática, a aposta da empresa é investir em inovação para agregar valor aos produtos.
– O consumidor busca cada vez mais tecnologia em produtos, que entreguem de fato um benefício para o atleta – explica o vice-presidente de marketing do grupo, Rodrigo Lacerda.
Veículo: Diário Catarinense