Os profissionais da equipe de degustação dos processos de certificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) realizaram a prova de lotes para a classificação das amostras que serão utilizadas em três ações internacionais de promoção: Nordic Barista Cup (NBC), SCAJ - Sustentabilidade e Programa Europa.
Sem acesso a informações da origem dos lotes, que são codificados, e com base na análise de aspectos como aroma, corpo e doçura da bebida, os degustadores da associação selecionaram 24 amostras para os trabalhos de promoção do produto.
A primeira das ações será realizada no Japão, na segunda quinzena de agosto, quando o Conselho de Sustentabilidade da Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ) promoverá uma competição de degustação dos cafés especiais de propriedades certificadas do Brasil.
Entre os dias 5 e 7 de setembro, em Oslo, Noruega, os cafés especiais do Brasil serão destaque na Nordic Barista Cup, uma das maiores competições de torra e barismo do mundo. Todos os produtos utilizados na NBC tem origem brasileira e obtiveram nota superior a 83 pontos da BSCA.
Também foram selecionados lotes de cafés especiais - nota de corte de 80 pontos - para o Programa Europa. Nesse continente, os agentes promocionais da BSCA vêm desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a conquista de novos mercados e a ampliação dos já consolidados.
Veículo: Diário do Comércio - MG