Como funciona o atrativo mercado de trocar pontos

Leia em 2min 30s

Com a chegada da empresa Dotz em Santa Catarina, o DC detalha o funcionamento dos principais programas de pontuação

“Dotz: a sua segunda moeda.” Este é o slogan da empresa de troca de pontos que acabou de firmar parceria com a rede de supermercados Angeloni. De fato, o sistema de troca da Dotz, assim como o de outras empresas com posição de destaque no segmento, como Smiles e Multiplus, oferece ao consumidor a possibilidade de comprar de eletrodomésticos a viagens sem usar um real sequer. O ponto é a nova moeda brasileira.

No sistema de troca, quanto mais o cliente consome, mais ganha pontos para adquirir novas mercadorias. A lógica é tão tentadora que a Dotz, por exemplo, tem hoje 8,5 milhões de clientes em todo o Brasil e cresce de 40% a 50% ao ano.

Já a Smiles, empresa da companhia aérea Gol, que começou focada na troca de milhas por viagens, mas que agora também oferece produtos, movimentou R$ 1,1 bilhão na oferta pública inicial de ações (IPO) em abril deste ano, e terminou 2012 com 9 milhões de participantes.

A Multiplus, da TAM, levantou R$ 723,8 milhões na IPO em 2010, e atingiu a marca de 11,3 milhões de clientes no Brasil. Além destes três grandes players do setor, há diversos estabelecimentos e serviços que oferecem recompensas pela compra de produtos, assim como os programas de pontos dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil.

O designer e estrategista de consumo Maurício Queiroz explica por que as empresas estão tão inclinadas a aderir à nova moeda: elas buscam a fidelização do cliente. Queiroz observa que em um cenário estável de preços, relativamente livre do vaivém da inflação, é fácil para o consumidor comparar quanto custa cada produto. Qualquer pessoa pode pesquisar por um mesmo artigo em diferentes lojas online e usar aplicativos para comparar preços de passagens aéreas.

Mas, segundo ele, com o benefício da troca de pontos, o empresário consegue cativar o cliente e influenciar a decisão de compra. Porque, além do produto, que acaba sendo uma commodity, a empresa oferece o valor agregado da futura recompensa. Premiar o consumidor seria mais vantajoso para o empresário do que dar um desconto nos produtos (confira o exemplo da pizzaria ao lado).

– No sistema de troca, eu dou o desconto somente para quem é sensível à redução de preço. Assim, economizo um valor alto com o desconto que deixei de dar para quem simplesmente não faz questão dele – explica.

Empresa seleciona um número seleto por segmento

A Dotz é uma empresa focada na parceria com empresas de varejo. E para entregar às redes a prometida fidelização dos clientes, ela define um número restrito de parceiros.

– Não dá para todas as redes oferecerem o mesmo benefício, caso contrário o diferencial se perde. O critério de escolha destes parceiros geralmente é a liderança em um determinado segmento – afirma o presidente da empresa, Roberto Chade.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Avanço na beleza

O segmento de higiene e beleza, que cresceu cerca de 10% em vendas somente neste ano, deve ser um dos destaques da Expoa...

Veja mais
Estoques de trigo estão zerados

A dependência de trigo importado voltou a castigar os brasileiros. Os estoques do grão da Companhia Naciona...

Veja mais
Centros de compras premiam no Dia dos Pais

O Dia dos Pais está próximo e os centros de compras do Grande Recife se preparam para oferecer grandes pr&...

Veja mais
Frio beneficia trigo gaúcho e prejudica safra no Paraná

Paranaenses estimam que 52% das lavouras foram afetadas pelas baixas temperaturas, que auxiliaram no combate a pragas no...

Veja mais
Cafeeiros: Medidas emergenciais são necessárias

Nesta semana, demos continuidade aos encontros com os representantes do governo federal para que sejam, emergencialmente...

Veja mais
Cotação do açúcar com tendência de queda

Os preços internacionais do açúcar caíram nesta semana para os níveis mais fracos dos...

Veja mais
BSCA seleciona grãos para promoção externa

Os profissionais da equipe de degustação dos processos de certificação da Associaç&at...

Veja mais
CNA sugere preço mínimo para o café de montanha

Custos mais elevados nessa região. Os custos elevados da produção de café nas regiões...

Veja mais
Concurso elege os melhores queijos do Brasil

Manteiga, doce de leite e requeijão também foram produtos premiados na disputa realizada em Minas Gerais.O...

Veja mais