Magazine Luiza compra Época Cosméticos e avalia novas aquisições

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O Magazine Luiza adquiriu a empresa Campos Floridos, controladora do site Época Cosméticos, por R$ 25,6 milhões, na primeira operação de compra de um negócio de comércio eletrônico pela companhia. Com isso, o Magazine Luiza agora concorrerá com a francesa Sephora, que comprou o site da Sack's em 2010. Novas aquisições estão sendo analisadas na área de venda on-line. E não está descartada a possibilidade de que o Magazine Luiza comece a vender produtos de beleza em suas lojas.

"Não é o foco trabalhar os produtos em lojas físicas, mas isso não significa que não podemos ter algo nas lojas mais à frente", disse Frederico Trajano, diretor executivo de vendas e marketing. O site Época Cosméticos, um dos primeiros do setor de itens para beleza no país, criado em 1996 por Gisela e Lucila Milman, faturou R$ 15,9 milhões em 2012, com margem Ebtida de 7,7% (versus 6,6% em 2011) e lucro líquido de R$ 515 mil em 2012, versus R$ 20 mil em 2011.

A decisão de entrada nesse novo mercado foi tomada com base nas expectativas de expansão do setor de cosméticos no comércio eletrônico, e também frente aos resultados já verificados pela rede na demanda por esses produtos em seu shopping virtual. É que o Magazine Luiza já tem uma parceria com a Época Cosméticos, que opera um link para venda no site da rede. Além disso, essa aquisição é uma forma de a empresa ampliar as receitas e a rentabilidade de seu negócio on-line, altamente competitivo e de margens estreitas no varejo eletroeletrônico.

"A ideia era buscar um segmento de venda on-line com taxas de expansão altas, de preferência acima da nossa taxa, e também teria que ser um negócio rentável. Não anda muito fácil achar negócios lucrativos nesse setor", disse ele. "Temos interesses em novas aquisições de outros sites nessas condições, que sejam rentáveis". Pelo contrato, a diretora executiva Lucila Milman se mantém no comando do site por dois anos, mas é possível estender esse prazo. Não haverá investimentos imediatos no negócio, pois o centro de distribuição da empresa, em Tocantins, opera com capacidade ociosa, e não haverá mudanças no sistema de tecnologia da empresa.

Questionado sobre o fato de começar a operar num negócio com baixa escala, menor que o da Sephora (que opera com lojas e o site), Trajano disse que não há ganhos de volume consideráveis nesse negócio hoje. Quanto maior a escala, maior a agressividade em preço. "Existem poucos fornecedores globais e eles praticamente determinam um preço meio parecido para todo mundo. Então, não há problemas", disse.

O pagamento foi dividido em uma parcela fixa de R$ 13,6 milhões a ser paga no dia do fechamento da operação, prevista para acontecer em até 60 dias, e uma parcela variável de até R$ 12 milhões. Essa segunda soma será dividida em um pagamento de R$ 4 milhões no primeiro aniversário da aquisição e outra de R$ 8 milhões no segundo aniversário. A fatia variável está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, como desempenho de vendas. As duas lojas da Época Cosméticos não fizeram parte do acordo.

O Magazine Luiza informoutambém que a compra representa uma oportunidade de aumento do número de produtos que podem ser vendidos em outros canais, como o MagazineVocê, operação da varejista em redes sociais.



Veículo: valor Econômico


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