Ex-GPA investe R$ 5 milhões e abre rede de massas rápidas

Leia em 4min 10s

Após sua saída do Grupo Pão de Açúcar (GPA) há pouco mais de um ano, Hugo Bethlem usou toda a sua experiência de 35 anos no varejo, em especial no alimentar, e investiu em um novo segmento, o fast-food ou culinária rápida de massas. Com investimento de R$ 5 milhões e a união com outros investidores, Bethlen trouxe ao País a marca Quasi Pronti que, em primeiro momento, foca a sua atuação nas praças de alimentação dos shopping centers. Em atuação na Europa desde 2001, a rede de fast-food já tem 29 restaurantes, e só no Brasil, pretende ter cinco pontos abertos ao público até o final deste ano.

"A ideia de investir no Quasi Pronti surgiu do potencial do mercado de food service no Brasil e seu constante crescimento devido ao aumento da classe média e seu poder de compra", disse o executivo ao DCI. Bethlen já começa a colher os frutos de sua nova carreira no setor. Em julho, o primeiro restaurante Quasi Pronti - marca essa pertencente a António Relva Ribeiro - foi inaugurado no Shopping Ibirapuera e neste mês, foi a vez do Shopping Pátio Paulista receber uma unidade, segundo informou Hugo Bethlem, CEO da rede no Brasil. "Até o final do ano, mais três unidades entram em operação". Com as cinco unidades abertas ao público, os investidores da marca pretendem ter um lucro superior a R$ 10 milhões no ano que vem. "Se mantivermos apenas as cinco lojas e considerando um ano cheio, devemos alcançar faturamento em torno de R$ 12 a 15 milhões", argumentou ele.

Em primeiro momento, as operações foram montadas no formato de shopping, mas conforme crescer a aceitação do público, os investidores podem partir para as operações de rua. "Nesta fase inicial e acredito até no mínimo termos uma marca consolidada, que pode levar até cinco anos, abriremos apenas em shoppings centers."

O ex-executivo do GPA não está sozinho nesta empreitada. Para inserir a marca no mercado brasileiro de fast-food contou com a ajuda de outros oito investidores, além de Relva - sendo eles ex-colegas de Pão de Açúcar, investidores de construtoras e do mercado financeiro sem mencionar os nomes dos parceiros.

"A marca Quasi Pronti já existe em Portugal há 13 anos comandada pelo meu sócio Antônio Relva, que a criou junto com seus irmãos. Quando ele decidiu voltar a morar no Brasil e expandir o negócio, fizemos uma sociedade na qual, somos sócios, juntamente com outros oito grupos de investidores", disse.

No Brasil, o segmento de refeições fora do lar faturou R$ 242,8 bilhões em 2012. Dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), atualmente, mais de 34% das refeições dos brasileiros acontece fora de casa, em mais de 1,5 milhão de estabelecimentos espalhados pelo País.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) - Balanço Setorial das Redes de Franquias no setor de alimentação em 2012 - o nicho de alimentação é um dos mais pujantes e consolidados no franchising.

A entidade afirmou na data que esse segmento é o primeiro em número de redes com 573 marcas diferentes; o segundo maior em faturamento com R$ 20 bilhões.

Entre os associados da ABF que participaram do estudo (42 marcas; mais de 4 mil unidades, ou seja 33% do setor) o mercado de alimentação fora do lar é dividido em: cafeterias e snacks com 19%; seguidos por sanduíches com 14%; pizzas e massas com 12%; comida asiática com 9%; comidas variadas e grelhados com 31%; docerias e sorveteria com 10% e o restante com 5% do mercado local.

Diferente do que acontece com os seus principais concorrentes, Spoleto com quase 300 pontos comerciais, Ragazzo pertencente ao Habbib's, China in Box entre tantas outras - que segundo Bethlem, "concorremos com todos os restaurantes de culinária rápida na praça de alimentação" -; a Quasi Pronti não fará sua expansão por meio de franquias, nem tampouco pode ser chamada de filial. "Não somos filial nem franquia de Portugal. Temos o direito de uso perpétuo da marca", explicou ao DCI.

Para fazer frente a toda essa concorrência, o CEO da Quasi Pronti explicou que a marca trabalha apenas com produtos de primeira qualidade, além de apostar em ações sociais. "Contamos com um atendimento diferenciado, qualidade e responsabilidade social já que, para cada prato vendido, um será doado para instituições carentes", disse.

Além disso, a marca aposta nos ingredientes adicionais (topping) para atrair o consumidor. "Como trabalhamos com topping, há uma possibilidade enorme de combinações. Para o consumidor que não deseja montar seu prato, oferecemos o Menu do Chef que traz uma sugestão diferente a cada dia", explicou.

O preço das refeições na Quasi Pronti variam de R$ 19,90 com bebida e sobremesa que é um " mimo da casa", disse Bethlem. Já o consumidor que preferia algo mais completo pode pedir a massa, o molho, mais três toppings custa R$ 21,90 e também dá direito a bebida e sobremesa.



Veículo: DCI


Veja também

Gasto com produtos de beleza no Brasil terá aumento de 11%

O gasto dos brasileiros com produtos de beleza e higiene deve chegar a R$ 55,13 bilhões no ano de 2013, um cresci...

Veja mais
Programa 'Minha Casa' ajuda o varejo

Num ano em que o varejo amarga um fraco desempenho, reflexo da queda no ritmo de consumo da população, o p...

Veja mais
Peela foca no varejo físico e espera faturar R$ 5 mi

A empresa especializada em cartões presente de produtos e serviços, firmou parcerias com grandes redes com...

Veja mais
Trigo escasso aumenta preço ao produtor e encarece o pão

A tensão com a oferta escassa de trigo deve garantir preços favoráveis aos produtores brasileiros d...

Veja mais
Por temer fraudes, lojistas rejeitam 7% de compras on-line

O combate a fraudes nas compras pela internet avançou no Brasil, nos últimos anos. Porém, uma pesqu...

Veja mais
Aumenta a demanda por TV de LED mais básica

A fabricante de eletroeletrônicos Philips registrou aumento da venda de televisores cujo preço vai at&eacut...

Veja mais
Espaço aberto para o avanço global do café robusta

Em "alta" no mercado global de café nos últimos anos, o tipo robusta, de menor qualidade e mais barato, te...

Veja mais
Criação de vagas de emprego deve ser menor que em 2012

A criação de vagas no mercado de trabalho brasileiro deste ano deve ser menor. Segundo especialistas consu...

Veja mais
Fabricantes lançam TVs e monitores de maior valor para puxar vendas

As fabricantes de TVs e monitores têm investido no lançamento de produtos de maior valor agregado e em p&ua...

Veja mais