Confiança do consumidor se estabiliza em agosto, diz ACSP

Leia em 2min 30s

O Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) apontou estabilização quanto à visão do consumidor brasileiro ante o atual momento econômico. Ainda assim, na comparação com o ano passado, o indicador registra uma piora expressiva.

Segundo a entidade, o INC no mês de agosto atingiu 139 pontos, quase o mesmo índice de julho, quando chegou a 137, e de junho, que teve 138. Já na comparação com agosto do ano passado, houve uma queda de 15 pontos.

O INC varia de 0 a 200 pontos. Quanto mais próximo da nota máxima, mais otimista é a percepção do consumidor. O levantamento é obtido a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas mensalmente, em nove regiões metropolitanas e 70 cidades do interior brasileiro.

A partir do INC, o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, projeta que julho apresentou crescimento de 3% nas vendas ante o mesmo mês do ano passado, e que o acumulado do ano até então cresceu 5%. Os dados, apresentados no Modelo de Previsão do Volume de Vendas do Varejo (MPVV), sugerem durante o resto do ano, coincidindo com a visão de consenso do mercado.

Destaques

Os consumidores da classe C seguem sendo os mais otimistas, apresentando 144 pontos na escala do INC. As classes D e E tiveram acréscimo de 7 pontos em agosto ante julho, chegando a 128. Já as classes A e B demonstraram diminuição, com o indicador indo de 132 pontos em julho para 125 no mês passado.

Os bons resultados da safra agrícola nas Regiões Norte e Centro-Oeste colaboraram para um aumento significante da confiança dos consumidores nesses locais. Em agosto, o INC chegou a 190 pontos, alta de 11 pontos em relação a julho.

"A alta do otimismo nas Regiões Norte e Centro-Oeste decorre do excelente desempenho da agricultura, que pode contribuir para um melhor resultado do Produto Interno Bruto [PIB]", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

A Região Sudeste é a segunda mais otimista, embora tenha caído de 144 pontos para 139. Em seguida vem o nordeste, com 134 pontos em agosto, e a Região Sul com 128.

A alta da inflação nos últimos meses e a desaceleração real da massa salarial também afetaram a percepção do consumidor quanto à sua própria situação econômica. Cerca de 45% dos entrevistados em agosto, segundo a ACSP, afirmara que seu quadro financeiro era positivo. O número é menor do que o observado no mês anterior (48%) e do mesmo mês de 2012 (50%).

Em relação às expectativas para os próximos meses, 49% dos consumidores brasileiros ouvidos acreditam que sua situação financeira vai melhorar. O número beirava 53% há um ano.

Simultaneamente, 39% dos entrevistados se sentiam seguros no emprego atual, número pouco maior do observado em julho (38%) e levemente menor do que agosto do ano passado, quando o percentual atingia 40%.



Veículo: DCI


Veja também

Gasto com produtos de beleza no Brasil terá aumento de 11%

O gasto dos brasileiros com produtos de beleza e higiene deve chegar a R$ 55,13 bilhões no ano de 2013, um cresci...

Veja mais
Programa 'Minha Casa' ajuda o varejo

Num ano em que o varejo amarga um fraco desempenho, reflexo da queda no ritmo de consumo da população, o p...

Veja mais
Ex-GPA investe R$ 5 milhões e abre rede de massas rápidas

Após sua saída do Grupo Pão de Açúcar (GPA) há pouco mais de um ano, Hugo Beth...

Veja mais
Peela foca no varejo físico e espera faturar R$ 5 mi

A empresa especializada em cartões presente de produtos e serviços, firmou parcerias com grandes redes com...

Veja mais
Trigo escasso aumenta preço ao produtor e encarece o pão

A tensão com a oferta escassa de trigo deve garantir preços favoráveis aos produtores brasileiros d...

Veja mais
Por temer fraudes, lojistas rejeitam 7% de compras on-line

O combate a fraudes nas compras pela internet avançou no Brasil, nos últimos anos. Porém, uma pesqu...

Veja mais
Aumenta a demanda por TV de LED mais básica

A fabricante de eletroeletrônicos Philips registrou aumento da venda de televisores cujo preço vai at&eacut...

Veja mais
Espaço aberto para o avanço global do café robusta

Em "alta" no mercado global de café nos últimos anos, o tipo robusta, de menor qualidade e mais barato, te...

Veja mais
Criação de vagas de emprego deve ser menor que em 2012

A criação de vagas no mercado de trabalho brasileiro deste ano deve ser menor. Segundo especialistas consu...

Veja mais