O Brasil continua sendo o local em que grifes estrangeiras miram seus investimentos para crescer. Prova disso é a leva de novos players que anunciaram abertura de operações, como a Forever 21 e a Gap, ambas de vestuário. Isso sem contar as grifes de cosméticos, como a Benefit ,e a de restaurantes Johnny Rockets, que em breve serão abertas ao público.
A norte-americana Gap, que inaugura sua primeira loja hoje no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, encontrou na Blue Bird - detentora da GEP que controla as marcas Luigi Bertolli, Cori e Emme - a parceira ideal para sua vinda ao País. As três marcas somam 100 lojas no País.
A perspectiva da grife, segundo o vice-presidente sênior da Gap, Stefan Laban, é ter quatro unidades em operação até 2014. "Além da unidade do JK Iguatemi, teremos uma no Shopping Morumbi, também em São Paulo, e mais duas a serem inauguradas no ano que vem no Rio de Janeiro e em Porto Alegre", disse. As duas operações previstas para o ano que vem serão inauguradas no Barra Sul, de Porto Alegre, e no Barra Shopping, no Rio.
Como todos os produtos da marca serão importados, já que segundo Laban não existe a perspectiva de uma fábrica aqui, eles chegam ao consumidor brasileiro de 15% a 40% mais caros. "Fizemos um estudo do mercado brasileiro para conseguirmos ser bem competitivos", disse o executivo.
Laban, ao mostrar a loja à imprensa, deu como exemplo a diferença de preços que, segundo ele, não são tão discrepantes: uma calça jeans custa, nos Estados Unidos, US$ 55, aqui ela sai a partir de R$ 139 . Como a intenção é atingir da classe A à C, uma das estratégias da Gap para atrair o consumidor será o parcelamento sem juros. A loja oferecerá pagamentos em até cinco vezes nos cartões de crédito sem cobrar a mais nas parcelas.
Não está descartada que as outras marcas que pertencem a Gap Inc. - Banana Republic, Old Navy, Piperlime, Athleta e Intermix - possam vir ao País. "Antes de tomarmos qualquer decisão, vamos ver como será o comportamento do consumidor", argumentou Laban. Uma operação virtural está sendo estudada entre a GAP e a Blue Bird. "Estamos conversando sobre isso ainda", concluiu o vice-presidente sênior da grife norte-americana.
Quem também anunciou recentemente a chegada ao mercado nacional foi a rede de moda rápida (fast fashion) Forever 21. Até o presente momento, a grife terá duas operações, uma no Shopping Morumbi e outra no Barra Shopping. Os dois grupos, quando procurados pelo DCI, não souberam informar detalhes sobre data de inauguração e a metragem da loja da marca.
Quem fez sua estreia no País junto com a abertura do JK Iguatemi foi a TopShop. Em abril deste ano, o Shopping Iguatemi recebeu a segunda operação da marca britânica de fast fashion.
Cosméticos
No segmento de beleza, a próxima a chegar ao Brasil será a Benefit Cosméticos. Há dois anos a marca estrutura, com a ajuda do Grupo Bittencourt, a abertura de operações no Brasil.
Segundo a diretora de marketing e desenvolvimento da consultoria, Lyana Bittencourt, a companhia tem participado de todo o processo de pesquisa do mercado brasileiro. "Estivemos na França para conversar sobre essa vinda ao Brasil. De lá para cá, já foram feitos estudos sobre o formato do negócio, o canal de distribuição, questões tributárias e tudo relacionado ao ponto comercial", disse a executiva.
Em um primeiro momento, a Benefit, que expandirá por meio de franquias, decidiu-se por dois franqueados. "Até agora temos dois investidores confirmados (em São Paulo), sendo que a primeira operação será aberta até abril do ano que vem", disse.
Para diferenciar-se das demais operações que tem como foco produtos de beleza, a Benefit abrirá boutiques, conforme explicou Lyanna. "Eles vão chamar a atenção do consumidor com a venda de produtos, mas os serviços de depilação e sobrancelha, por exemplo, serão os responsáveis pela recorrência no faturamento", explicou .
Com investimento de R$ 800 mil, a primeira unidade da boutique Benefit será em um shopping, segundo Lyana. "O espaço pode ser no JK Iguatemi, no Morumbi. Não posso confirmar o local ainda", disse.
No ano passado foi a vez da Sephora chegar ao mercado brasileiro. Até o presente momento a rede tem seis lojas inauguradas e a expectativa da varejista francesa de cosméticos é ter 40 operações em cinco anos, só no Brasil. Em janeiro, o VillageMall, na Barra de Tijuca, recebeu uma operação. Até o final desse ano, a marca alemã de maquiagem Kryolan pode abrir uma loja, mas não tem data e local definidos.
No setor de alimentos, a hamburgueria Johnny Rockets escolheu o Tiête Plaza Shopping para abrir o seu primeiro restaurante. Até 2015 a marca chegará ao Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.
Veículo: DCI