Calçadista Via Uno pede recuperação judicial

Leia em 1min 20s

A calçadista Via Uno entrou com pedido de recuperação judicial para tentar organizar seu alto endividamento. Um processo protocolado ontem no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) já cita a AEB Comércio de Calçados Ltda.- razão social da companhia - como "em recuperação judicial".

A expectativa dos credores - lista em que estão bancos como o BB e o Banrisul, fornecedores industriais e ex-franqueados - é que a empresa apresente um plano de reorganização financeira.

As dificuldades da Via Uno se amontoaram nos últimos anos. Fontes de mercado dizem que o grande erro da empresa foi montar uma estratégia "chique" para concorrer com a Arezzo, que não teve o resultado esperado.

A Via Uno empreendeu uma rápida expansão de suas lojas - chegou a cerca de 200 unidades -, mas o público não acompanhou a mudança de posicionamento e de valor .

Para expandir rapidamente a rede, a Via Uno recorreu a empresários com tradição no segmento calçadista no País. No entanto, esses empresários se desinteressaram pela franquia, que tinha margens muito mais apertadas do que a de seus negócios principais. Por isso, mesmo sem caixa, a Via Uno foi obrigada a reassumir boa parte das lojas. A situação, porém, também reflete as dificuldades de toda a indústria de sapatos, que disputa mercado com produtos baratos vindos da Ásia. De acordo com a Abicalçados, associação que reúne as indústrias do setor, as importações do produto subiram 18,5% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período de 2012, e somaram cerca de US$ 400 milhões.



Veículo: DCI


Veja também

Primicia dá início a processo de expansão por franquias

A marca de malas e acessórios para viagens Primicia está iniciando sua expansão pelo modelo de fran...

Veja mais
Estrangeiras ampliam atuação em moda e beleza no Brasil

O Brasil continua sendo o local em que grifes estrangeiras miram seus investimentos para crescer. Prova disso é a...

Veja mais
Renar assina contrato para reduzir R$ 23 mi no passivo

A Renar Maçãs, pioneira na produção e comercialização de maçãs i...

Veja mais
Após crise, Gap desembarca no Brasil

Com preços de 30% a 35% acima dos praticados nos Estados Unidos, na média, a varejista de moda Gap estreia...

Veja mais
Os benefícios dos cogumelos prontos para uso

Práticos e ricos em nutrientes, os produtos da Sierra são opções versáteis para a coz...

Veja mais
Cultivo de uva é opção no Sul de Minas

Emater-MG e Ufla desenvolvem projeto para iniciar plantio da fruta, em larga escala, em Carrancas.Com o objetivo de dive...

Veja mais
Pullman renova linha de Pães para Lanches

A Pullman, marca do Grupo Bimbo, reformulou sua linha Lanches Pullman. Os pães de lanches Pullman Hot Dog, Hamb&u...

Veja mais
Danio é a nova marca de iogurtes da Danone

A Danone traz ao mercado brasileiro o iogurte Danio, que promete se firmar como uma alternativa de lanche saudáve...

Veja mais
i9 Business apresenta “antirressaca” natural

O AfterVibe é a novidade da empresa i9 Business. Trata-se de um produto antirressaca natural. O alimento funciona...

Veja mais