Alimentos e bebidas quer mudar imagem do setor lá fora

Leia em 2min 10s

O setor de alimentos e bebidas nacional quer mudar a percepção de que comercializa somente commodities no exterior. Com aportes totais de R$ 5,6 milhões e aproveitando a tradição brasileira no futebol e a Copa do Mundo de 2014, o segmento lança nesta quinta-feira, 26, a "Seleção Brasileira de Alimentos". O projeto, em desenvolvimento há cerca de um ano, é da agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, com apoio da Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasl) e reúne 11 empresas com 13 conceitos de produtos.

"O agronegócio é um setor importante para a economia brasileira e há uns dois anos luta para mudar a percepção e posicionamento de seus produtos no exterior", diz o gerente executivo da Apex-Brasil, Christiano Braga, reforçando que o projeto visa aperfeiçoar a comunicação e melhor posicionar esses itens no mercado internacional.

As empresas que participarão do projeto são Vinícola Aurora (vinho), Baggio Café (café), Bauducco (biscoitos), GlobalBev (sucos), JBS (carne bovina), Maricota (pão de queijo), Seara (carne de frango e suína), Servida Alimentos (congelados) e Weber Haus (cachaça), além de dois chefs: David Hertz e Katia Barbosa. Cada participante elegeu seu item entre seis ideias conceituais de produtos, ou seja, reinvenção de clássicos nacionais com embalagens contemporâneas.

O projeto será levado a feiras do setor alimentício e em eventos de relacionamento com a imprensa e compradores locais em metrópoles como Paris (França), Londres (Inglaterra), Colônia (Alemanha), Nova York (Estados Unidos), São Francisco (EUA), Cidade do México (México), Tóquio (Japão), Xangai (China), Cingapura e Dubai (Emirados Árabes Unidos), além de São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). A rodada durará até julho de 2014, quando volta ao Brasil para ações na Copa do Mundo.

Segundo o presidente (CEO) da Enivrance, Edouard Malbois, as consequências do trabalho da inovação e melhor comunicação dos itens vendidos pelas companhias serão incremento de vendas em novos mercados e construção de marcas internacionais. "Esperamos que este seja apenas o início de um movimento que deve estimular toda a categoria de alimentos, pois o Brasil pode crescer muito ainda na área de inovação. O objetivo é que essa seleção amplie as exportações para os mercados-alvo dessas empresas a partir de 2014", disse, sem cravar um porcentual. Conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), a indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 431,9 bilhões em 2012, sendo R$ 353,9 bilhões em alimentos e R$ 78 bilhões em bebidas. Em exportações, foram US$ 43,4 bilhões.



Veículo: A Tarde - BA



Veja também

Trigo turco no biscoito brasileiro

A dificuldade de compra da farinha de trigo está fazendo o Brasil buscar novos parceiros para abastecer o mercado...

Veja mais
Calçadista Via Uno pede recuperação judicial

A calçadista Via Uno entrou com pedido de recuperação judicial para tentar organizar seu alto endiv...

Veja mais
Primicia dá início a processo de expansão por franquias

A marca de malas e acessórios para viagens Primicia está iniciando sua expansão pelo modelo de fran...

Veja mais
Estrangeiras ampliam atuação em moda e beleza no Brasil

O Brasil continua sendo o local em que grifes estrangeiras miram seus investimentos para crescer. Prova disso é a...

Veja mais
Renar assina contrato para reduzir R$ 23 mi no passivo

A Renar Maçãs, pioneira na produção e comercialização de maçãs i...

Veja mais
Após crise, Gap desembarca no Brasil

Com preços de 30% a 35% acima dos praticados nos Estados Unidos, na média, a varejista de moda Gap estreia...

Veja mais
Os benefícios dos cogumelos prontos para uso

Práticos e ricos em nutrientes, os produtos da Sierra são opções versáteis para a coz...

Veja mais
Cultivo de uva é opção no Sul de Minas

Emater-MG e Ufla desenvolvem projeto para iniciar plantio da fruta, em larga escala, em Carrancas.Com o objetivo de dive...

Veja mais
Pullman renova linha de Pães para Lanches

A Pullman, marca do Grupo Bimbo, reformulou sua linha Lanches Pullman. Os pães de lanches Pullman Hot Dog, Hamb&u...

Veja mais