Oscar Calçados avança com aquisições e multimarcas

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Com pouco mais de 30 anos no mercado calçadista brasileiro, o Grupo Oscar Calçados, de administração familiar e com atuação mais ampla no interior de São Paulo, soma algumas conquistas: 48 lojas próprias e recentemente a aquisição da Jô Calçados. Além disso, a empresa amplia sua atuação no setor ao atuar também com franquias das marcas: Arezzo, Adidas, Via Uno e Victor Hugo.

Segundo o diretor do grupo, José Oscar Constantino, a empresa foi fundada em 1982 em conjunto com suas irmãs - Sônia e Rose Constantino - após a experiência anterior do executivo como colaborador de uma loja de calçados na capital.

"Sou de Tupã e para manter os estudos na faculdade de engenharia mecânica na capital comecei a trabalhar numa rede de calçados onde tive pela primeira vez contato com o setor, aprendendo a profissão". disse ele. A partir dessa experiência, que segundo Constantino acabou por conquistar toda a família, ele abriu, posteriormente, sua primeira operação, no Jardim Satélite, em São José dos Campos.

Da década de 1980 aos dias atuais, afirmou Constantino, a empresa passou por diversas reinvenções e hoje tem mais de mil colaboradores, tendo atendido, nesses 30 anos, mais de 300 mil clientes, que estão além do Vale do Paraíba, como enfatizou o executivo.

"Superamos diversas dificuldades e com as nossas conquistas conseguimos fidelizar mais de 300 mil clientes, que vão além do Vale do Paraíba, pois estamos presentes também em Resende, no Rio de Janeiro, em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo e logo mais estaremos em Campinas, também em São Paulo", disse.

Até o começo do ano o Grupo Oscar Calçados tinha em seu portfólio 48 lojas, divididas em operações com o nome do grupo, além de sua atuação no franchising com as bandeiras Arezzo, Adidas, Via Uno e Victor Hugo.

Além das grifes distintas, as lojas Oscar Calçados vendem produtos multimarcas e itens de fabricação própria. O carro-chefe de sua rede são os artigos femininos, que incluem bolsas e demais acessórios somados aos itens voltados ao esporte. "Trabalhamos com calçados e acessórios femininos, mas sem deixar de lado o segmento masculino e infantil, além de ter um espaço muito forte no segmento esportivo", argumentou ele.

Uma das respostas dada pelo executivo ao ser questionado sobre a fórmula de manter uma operação saudável com toda a volatilidade do varejo, é que investimentos em ferramentas de fidelização são constantemente feitos na suas lojas. "Mês a mês o cliente Oscar Calçados vai até a loja e depara-se com uma ação diferente, uma revista, programas de rádio, televisão e agora, na era do ciberespaço, com conteúdo superdinâmico em nossas redes sociais e e-commerce". Só com a operação on-line a empresa pretende ampliar o faturamento (não divulgado) em 20% neste ano.

"A loja virtual Oscar Calçados atinge, desde o final de 2011, consumidores de norte a sul do País, que por meio de um marketing especializado vem encantando também estes clientes ávidos por novidades e promoções", disse Constantino, ao que completou: "Temos também uma fatia de mercado que estamos conhecendo e já registramos, felizmente, os primeiros números que comprovam nosso sucesso, com crescimento mensal médio de 26% nas vendas business to business (B2B)."

Outra iniciativa que repercute positivamente é a realização do Oscar Fashion Day, evento de moda que lança tendências em calçados, bolsas, acessórios e roupas e ocorre anualmente em São José dos Campos. "Procuramos nos relacionar com os clientes não apenas no processo de compra e venda."

Além de todas as estratégias já mencionadas, em meados de agosto deste ano a empresa deu um novo passo em um processo de expansão que contemplou a aquisição de uma rede de menor porte também do interior de São Paulo, a Jô Calçados.

Segundo o diretor, o investimento foi feito após uma pesquisa de campo em que 90% dos entrevistados responderam que compram seus calçados na Jô Calçados. "Com isso tivemos certeza de se tratar de um bom negócio", argumentou. Constantino não revelou o montante que envolveu a aquisição, mas, ao que tudo indica, foi uma medida acertada. Com a fusão entre as marcas o Grupo Oscar Calçados chega a 60 lojas em mercados com potencial - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e algumas regiões do Sul do País. A Jô Calçados tem 33 anos no mercado nacional de calçados e acessórios, tendo sido fundada em 1978 em Caçapava (SP). Seu foco de atuação maior é: São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, locais em que somam 18 lojas. José Oscar Constantino, quando questionado sobre uma possível conversão de bandeiras da Jô Calçados, afirmou que isso não ocorrerá, o que reforça a estratégia do executivo de estar presente, com marcas diferentes, em todas as classes consumidoras.



Veículos: DCI


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