Poucos sabem que frutas e legumes são fontes naturais abundantes de ativos que conferem capacidade de funcionais a determinados alimentos. Unanimidade no cardápio de muitos brasileiros, o tomate pode ser considerado um alimento funcional de origem natural porque possui o licopeno, substância que dá a cor avermelhada às frutas e legumes. O licopeno age contra o câncer de próstata e doenças cardoivasculares, e é um antioxidante que repara danos causados nas células por conta da ação dos radicais livres. Seus ativos também são usados como matéria-prima na indústria de alimentos funcionais. A substância está presente também na goiaba, mamão, melância, pimentão e beterraba.
De acordo com Elaine Melo, todos os alimentos de frutos avermelhados são fontes ricas em licopeno. ‘‘Eles desempenham papel fundamental na cura de doenças, porque funcionam em áreas específicas do organismo como no intestino e no fígado’’, explica.
Madalena Borin, por exemplo, não dispensa os tomates das refeições da sua família. Preparado como saladas ou molhos, seus filhos e marido consomem ‘‘no mínimo dois quilos por semana’’. ‘‘Mas tem que saber fazer porque tem muitos agrotóxicos e por isso tem que lavar bem’’, aconselha. Como conhece as propriedades medicinais do legume, acha que vale a pena ‘‘investir um pouco mais na saúde’’ mesmo nos períodos das altas de preço. (R.O.)
Veículo: Folha de Londrina