Segunda maior empresa de shopping centers do país, a Multiplan registrou lucro líquido de R$ 86,7 milhões de julho a setembro, alta de 20,4% sobre mesmo período de 2012. O número ficou acima das expectativas de mercado, segundo prévias de três analistas consultados pelo Valor.
De janeiro a setembro, o lucro líquido foi de R$ 227,4 milhões, uma queda de 12,4% sobre o ano anterior. A receita líquida da companhia subiu 21,1% e alcançou R$ 247,7 milhões de julho a setembro, também acima da expansão esperada pelos analistas. Ontem, as ações ordinárias da empresa fecharam com alta de 1,7% (o Ibovespa caiu 0,67%) a R$ 53,80.
Números da empresa reforçam a expectativa no mercado de que alguns resultados mais fracos do setor no segundo trimestre tenham sido pontuais. Os meses de junho e julho foram afetados pela queda no tráfego dos shoppings no país como reflexo dos protestos nas ruas e da Copa das Confederações. Isso prejudicou a comparação das vendas de lojas abertas há mais de um ano ("mesmas lojas").
O presidente da Multiplan, José Isaac Peres, comentou ontem que os resultados daquele período foram fatos isolados. De abril a junho, as vendas "mesmas lojas" da Multiplan subiram 5,8% e no terceiro trimestre, a taxa atingiu 8,4%. O aluguel nas "mesmas lojas" subiu 11,4% de julho a setembro.
Os analistas destacaram o aumento na relação entre dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (ebitda) de 2,34 nos 12 meses até junho para 2,6 até setembro. A relação dívida bruta/ebitda subiu para de 3,08 para 3,43. Aumento nos investimentos pressionaram o número. A companhia refinanciou três contratos indexados à taxa referencial, num total de R$ 506 milhões, que trouxe uma economia de R$ 6,7 milhões ao grupo.
Veículo: Valor Econômico