Com desaceleração no crescimento das vendas, a fabricante e varejista de calçados Arezzo&Co registrou lucro líquido de R$ 29,38 milhões no terceiro trimestre, uma alta 2,8% em relação a igual período do ano passado.
A receita líquida da companhia avançou 8,1% no período, para R$ 266,67 milhões. Houve crescimento de apenas 0,6% nas vendas sob o critério "mesmas lojas" da Arezzo para os seus franqueados (que considera as franquias abertas há pelo menos 12 meses). Já nas vendas "mesmas lojas" para os consumidores, houve queda de 5,1%.
Segundo Thiago Borges, diretor financeiro e de relações com investidores da Arezzo&Co, esse desempenho é justificado pela forte base de comparação. No terceiro trimestre de 2012, as vendas "mesmas lojas" para os franqueados tinham crescido 14,2%, impulsionadas pelos modelos de tênis da marca ("sneakers"). Além disso, afirmou Borges, as vendas aos consumidores foram impactadas pelo forte ritmo de aberturas de franquias da marca Schutz nos últimos 12 meses. "Os lojistas fazem estoques maiores na primeira compra", disse.
No canal multimarcas, que representa cerca de 26% da receita da Arezzo&Co, as vendas recuaram 0,4%. O crescimento recente do canal de lojas exclusivas da Schutz impactou negativamente a performance da marca no atacado.
Do lado positivo, a companhia conseguiu manter sua margem operacional apesar do ritmo de crescimento da receita ter caído para um dígito no trimestre - na primeira metade do ano, a receita avançou quase 20%.
Borges explicou que alguns projetos como o de comércio eletrônico e a venda de bolsas maturaram, reduzindo pressão nas margens. "Mas também tivemos uma postura ativa na questão de despesas, reduzindo os gastos com pessoal nas lojas próprias, por exemplo", disse.
Para Borges, ainda é "prematuro" qualificar como está a demanda para o Natal, pois a maior parte dos negócios ocorre nos meses de novembro e dezembro.
Os resultados reportados pela Arezzo&Co ontem ficaram abaixo das projeções de analistas do Bank of America Merrill Lynch (BofA), informou o banco por relatório ontem.
A XP investimentos classificou o desempenho como "neutro" e disse que a performance "mesmas lojas" decepcionou e preocupa. Já a Ativa afirmou que a empresa reportou um fraco desempenho operacional, mas que isso já era esperado.
Com a abertura de 12 lojas no terceiro trimestre, a Arezzo&Co encerrou setembro com 420 pontos de venda monomarca no Brasil, dos quais 344 da bandeira Arezzo, 62 da Schutz, 12 da Anacapri e duas da marca Alexandre Birman. A empresa tem ainda mais nove lojas no exterior.
Veículo: Valor Econômico