Sebrae fará palestras para mostrar aos lojistas como se preparar para o Natal

Leia em 2min

O escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, promove, na próxima semana, ações direcionadas aos empresários do varejo na região focadas nas vendas de final de ano, período de maior movimento e rentabilidade do comércio em todo o País. A palestra "Como vender mais e melhor no Natal" será realizada no período da noite, a partir das 19h, em Botucatu (4/11) e mais duas cidades da região: Conchas (6/11) e Avaré (7/11), e discutirá técnicas para que lojistas desenvolvam o potencial em gestão de marketing e de vendas em datas especiais.

O evento tem como proposta esclarecer dúvidas quanto à organização da loja, disposição de produtos, logística de estoques, relacionamento entre funcionários e clientes. Outro aspecto a ser abordado é a disponibilidade de produtos a pronta entrega. "As vendas de Natal requerem um planejamento especial, diferenciado das outras datas comemorativas tradicionais, pois envolve um período maior que as demais, daí a importância de sensibilizar o empresário para aproveitar essa data e dinamizar seu faturamento. O marketing afirma que não se deve vender produtos apenas e sim benefícios, procurando sempre atender as necessidades e desejos dos consumidores, e no Natal não poderia ser diferente", explica Vitor dos Santos, analista de varejo do Sebrae-SP, em Botucatu.

De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em outubro, os consumidores paulistanos estão mais otimistas. A pesquisa atual registrou aumento de 1,8% no ICC em relação ao mês anterior. O indicador que, em setembro, registrava 136,7 pontos, agora está na casa dos 139,2 pontos - em escala que vai de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Para a FecomercioSP, a evolução do indicador em outubro reflete a diminuição da instabilidade econômica observada nos últimos meses, devido, principalmente, à baixa dos preços ao consumidor. No setor de alimentos, os supermercados já sinalizaram um cenário positivo para as vendas nas festas de fim de ano. De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada em outubro, as vendas devem crescer 14,9% na comparação com 2012. "O supermercadista está confiante em relação às suas vendas no fim de ano, prevendo crescimento em todas as categorias típicas do período", afirmou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan em nota à imprensa.



Veículo: DCI


Veja também

Espanhola Desigual eleva competição no mercado da moda

Motivadas pelo baixo desempenho, em especial do mercado europeu, redes de vestuário estrangeiras têm aposta...

Veja mais
Empresas menores viram alvo de compradores estrangeiros

Pequenas e médias varejistas são o principal foco de investidores estrangeiros. Após uma procura in...

Veja mais
Logística ainda é apontada como principal entrave

Para especialistas, os problemas estão ligados à insuficiência de investimentos no setor em todo o B...

Veja mais
Abril compra varejista on-line de cosméticos

A Abril, maior editora de revistas do país, deu mais um passo em sua estratégia de ampliar a divisã...

Veja mais
Lucro trimestral da Arezzo sobe 2,8%

Com desaceleração no crescimento das vendas, a fabricante e varejista de calçados Arezzo&Co reg...

Veja mais
Lucro da Multiplan cresce 20% no trimestre

Segunda maior empresa de shopping centers do país, a Multiplan registrou lucro líquido de R$ 86,7 milh&oti...

Veja mais
Leite tem primeira queda em um ano

Pela primeira vez desde outubro do ano passado, o preço do leite pago ao produtor brasileiro recuou. Conforme lev...

Veja mais
Lançamentos são destaques na Superminas

Vilma Alimentos e 3Corações estão entre aquelas que aproveitaram a feira para colocar novos itens n...

Veja mais
Novo iogurte Ninho Fruti tem embalagem que pode ser espremida

A Nestlé uma inovação em embalagem, voltada para o público infantil. O novo iogurte Nestl&ea...

Veja mais