Motivadas pelo baixo desempenho, em especial do mercado europeu, redes de vestuário estrangeiras têm apostado no Brasil. Após a chegada efetiva da Gap e da Forever 21, ambas grifes norte-americanas de fast fashion, - e no ano passado da Topshop - no mercado nacional, agora é a vez da rede espanhola Desigual.
A primeira unidade da rede foi inaugurada ontem no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP). A perspectiva da Desigual é ter 50 unidades no País até 2017. Na opinião do diretor executivo da (Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), José Luiz da Cunha, essa vinda em massa de grifes internacionais mostra a maturidade que o segmento de moda tem no País. "A entidade vê este processo com bons olhos, pois demonstra o nível de maturidade que o mercado brasileiro da moda e os consumidores têm demonstrado em nosso país. Está claro que, aliado a isso, temos um potencial de consumo atraente e as marcas, apesar de um ambiente custoso e burocrático, não querem deixar a oportunidade passar", afirmou ao DCI.
Ainda na opinião de Cunha, esse número crescente de redes estrangeiras pode ser benéfica até para a indústria nacional. "A indústria brasileira se verá beneficiada também, pois essas empresas passarão a comprar no mercado interno. Num ambiente de competitividade, sabemos que promove benefícios econômicos e sociais, como a geração de empregos, o desenvolvimento tecnológico e o crescimento e profissionalização do setor", disse.
Ainda segundo a ABVTEX, há espaço para muitas empresas de moda no Brasil, mas para isso é preciso cuidar para que aqueles que atuam de maneira legalizada, como os grandes varejistas já presentes, não sejam prejudicados por políticas que ignoram e protegem a informalidade no setor.
O cenário de vendas desaceleradas no varejo nacional parece não intimidar as grifes estrangeiras. A Gap, por exemplo, vai inaugurar sua segunda unidade em São Paulo, no Shopping Morumbi, no começo de novembro.
A perspectiva é que a rede norte-americana de fast fashion tenha, até 2014, quatro unidade em operação, sendo uma no Rio de Janeiro e outra em Porto Alegre, ambas em shopping centers. Em breve, São Paulo e Rio de Janeiro terão lojas da Forever 21.
Veículo: DCI