Com raízes em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, a marca Batata Croques experimenta momento de ascensão, desde que apostou na criação de uma linha premium de batata palha. A empresa, que só atuava em cidades vizinhas a da sede, já avançou em Minas Gerais, para outros cinco estados e começou, este ano, a exportar para o Uruguai. Agora, a marca faz uma aposta ainda maior: ampliar sua atuação para o setor de congelados com a batata palito pré-frita. Lançada no último mês, a linha de produção teve investimento de R$ 10 milhões e deve dobrar o faturamento da empresa nos próximos anos.
"Hoje temos um faturamento de R$ 1,5 milhão por mês e esperamos chegar a R$ 3 milhões por mês já em 2014 com essa nova produção", afirma o gerente comercial, Rodrigo Dias da Silva. De acordo com ele, o investimento em congelados foi motivado pela identificação de uma lacuna no mercado brasileiro. "Grande parte do mercado de batata congelada é de marcas importadas, principalmente da Holanda. No Brasil só tinham duas, sendo uma daqui em Minas mesmo e outra da Bahia. Como já somos um empresa consolidada e com uma grande carteira de clientes, enxergamos uma boa possibilidade nesse segmento", explica.
Silva afirma que a linha de produção foi montada dentro da fábrica que já produzia a batata palha, mas a expectativa é que, em dois anos, a empresa construa uma fábrica só para o produto congelado. Ele destaca que o investimento foi possível por meio de um financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e foi aplicado na compra de maquinários. Para a nova produção também foram contratados dez funcionários.
A conquista do novo nicho de mercado só foi possível por causa do amplo crescimento da empresa, nos últimos dois anos com a linha premium de batata palha. Lançada em 2011, durante uma feira da Associação Mineira de Supermercados (Amis), ela alavancou as vendas da marca em 200%. A linha tem o conceito de batata palha mais sofisticada e tem três tipos: a gourmet, a extrafina e a temperada. "Com essa linha tivemos mais condições de competir em outros mercados que não tínhamos penetração, ampliando o número de clientes. Nossa produção passou de duas para oito toneladas por dia", diz.
Pilares - Para o gerente, o crescimento da marca está baseado em três diferenciais, sendo o primeiro deles o investimento em inovação da embalagem. De acordo com ele, o processo de produção é totalmente automático, sem nenhum contato manual. "Esse processo permite uma velocidade muito maior de empacotamento e a condição de produzir uma embalagem de melhor qualidade, diminuindo a possibilidade de falha humana", afirma. O outro pilar para o crescimento da empresa, segundo Silva, é a utilização do óleo de algodão, que é mais saudável que a gordura vegetal, utilizada pela maioria das marcas concorrentes.
O terceiro movimento que ajudou a marca a despontar foi a aquisição de novos representantes comerciais. "Hoje temos cerca de 30 representantes que nos ajudam a pulverizar os produtos", afirma. Além de Minas Gerais, o produto é vendido no Espírito Santo, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. A exportação para Uruguai começou neste ano e a expectativa da empresa é que, até 2015, a marca já tenha alcançado todo o Mercosul.
Silva adianta que a Batata Croques já está negociando um novo lançamento ainda maior. Trata-se de produto da linha mercearia importado da Malásia. "Ainda não podemos dizer o que é, mas o negócio já está 80% encaminhado. um produto inovador do segmento da batata", diz.
Veículo: Diário do Comércio - MG