Nova unidade é a segunda maior da multinacional no Brasil, com 980 mil metros quadrados de área construída.
O novo centro de distribuição da Unilever, multinacional com atuação em 190 países, foi inaugurado na sexta-feira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, com a participação do governador Antonio Anastasia. Trata-se de um dos maiores e mais modernos centros de distribuição da Unilever no mundo, que vai colaborar para aumentar a capacidade operacional da empresa no Brasil e dar suporte ao planejamento de crescimento da organização.
Localizado próximo à fábrica da companhia, o novo centro de distribuição já é considerado o segundo maior da Unilever no Brasil, com cerca de 980 mil metros quadrados de área construída e capacidade para movimentar 3,6 mil toneladas de carga por dia. A unidade vai atender as categorias de alimentos, cuidados pessoais e cuidados com a casa.
O centro vai receber e armazenar a produção das fábricas da região Sudeste e fazer a distribuição direta a clientes ou aos demais centros de distribuição regionais da companhia. Minas e Rio de Janeiro serão os Estados mais beneficiados pela logística, além de algumas regiões no Nordeste do País.
Durante a fase de implementação, entre 2012 e 2013, cerca de 800 empregos diretos e indiretos foram gerados. A previsão é que, até 2015, outras 300 vagas sejam geradas direta e indiretamente.
A instalação do novo centro contou com apoio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), do governo de Minas. "Entendemos que a logística, hoje, é a palavra chave. No momento em que somos escolhidos para receber esse gigantesco, moderno e avançado centro de distribuição para todo o Brasil, nós só podemos nos orgulhar. A posição logística de Pouso Alegre é uma referência. Estamos, praticamente, no centro de um triângulo entre São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que concentra mais da metade do PIB brasileiro. Sabemos dessas potencialidades e há um trabalho muito vigoroso de atratividade de empreendimentos comerciais, industriais e de serviço para esta região e toda Minas Gerais", afirmou Anastasia.
Meta - A Unilever definiu globalmente como meta para 2020 dobrar o tamanho dos seus negócios e reduzir o seu impacto ambiental. Dessa forma, o novo Centro de Distribuição de Pouso Alegre deve suportar o crescimento previsto pela companhia no Brasil, buscando a melhoria de serviços aos clientes e o ganho de eficiência nas operações.
Para a otimização de atividades e o aumento de produtividade operacional, o prédio foi planejado para aperfeiçoar fluxos internos e externos, bem como evitar conflito entre equipamentos e pessoas nos corredores e áreas internas. O armazém será verticalizado, com sistema de gerenciamento por rádio freqüência.
A própria fábrica de Pouso Alegre, que funciona desde 1975 e produz alimentos - Ades, caldos e sopas (Arisco e Knorr) e tempero em pó (Knorr) -, será favorecida pelo novo centro. Haverá aumento considerável de entrega direto da fábrica para os produtos alimentícios, o que irá impactar positivamente a distribuição desta categoria. Atualmente, só a fábrica da empresa em Pouso Alegre emprega mais de mil funcionários.
O presidente da Unilever no Brasil, Fernando Fernandes, destacou o papel do corpo técnico do governo Minas na colaboração constante na atração de investimentos para o Estado e na instalação e crescimento de novas unidades. Ele destacou a importância do novo centro em Minas para a empresa no Brasil. As informações são da Agência Minas.
Veículo: Diário do Comércio - MG