Os supermercadistas gaúchos esperam incrementar as vendas de material didático em 11,8% neste ano em relação a 2008. De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), 62,5% dos consumidores têm interesse em adquirir estes produtos nos supermercados. "A maior parte dos consumidores leva em conta a facilidade de encontrar os materiais didáticos no mesmo local onde compram outros itens para a casa", explica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Utilização do cartão do súper e preços mais baixos são outros atrativos procurados pelos consumidores. No total, as vendas de materiais didáticos movimentarão R$ 35 milhões nos grandes varejistas entre os meses de fevereiro e março, sendo que R$ 7 milhões serão destinados à compra de itens fabricados no Rio Grande do Sul. O peso das vendas destes produtos nos negócios dos supermercados fica entre 2,8% e 3% no período.
O reajuste médio no preço dos materiais didáticos ficou em 4,5% em 2009. Para atrair o público, os varejistas têm procurado diversificar a oferta de produtos, oferecendo também mercadorias eletrônicas e de informática em suas gôndolas. Outra estratégia é manter os itens expostos o ano todo, estimulando a renovação do material escolar.
Veículo: Jornal do Comércio - RS