A Procter & Gamble (P&G) informou, na última sexta-feira, um lucro abaixo das estimativas dos analistas de Wall Street e reduziu a sua previsão de ganhos anuais em meio à deterioração da demanda. "Nós acreditamos que as condições de mercado continuarão difíceis e altamente voláteis, pelo menos, no próximo semestre", defendeu em comunicado A.G. Laflet, principal executivo da companhia.
Em um esforço para conter gastos, os consumidores estão usando aqueles produtos que já possuem na despensa, em vez de estocar novos itens. Os varejistas também estão diminuindo seus pedidos para se ajustarem à demanda, enquanto o dólar forte afeta as vendas fora dos Estados Unidos.
A empresa teve salto de 53% no lucro líquido do segundo trimestre do ano fiscal, impulsionado pelas vendas da marca de café Folgers. A P&G lucrou US$ 5 bilhões, ante ganhos de US$ 3,27 bilhões no mesmo período do ano anterior.
As vendas, no entanto, sofreram queda de 3%, para US$ 20,37 bilhões. Para o ano fiscal de 2009, a companhia prevê que as vendas ficarão no mesmo patamar ou podem cair até 4%.
Veículo: Gazeta Mercantil