Custo de produção reduz margens na área de leite

Leia em 1min 50s

Estudo da Conab sobre os custos de produção de leite da pecuária empresarial mostra que produtores do setor vêm trabalhando com margens muito pequenas ou mesmo negativas. O estudo levantou os custos de produção em seis cidades - duas de São Paulo, duas de Minas Gerais e duas do Rio Grande do Sul. Elas foram selecionadas pela equipe da Conab por terem a bacia leiteira mais importante e, assim, serem representativas de cada Estado, explicou a estatal. 

 

Segundo o estudo, o custo variável na cidade mineira de Ibiá foi de R$ 0,54 por litro em dezembro passado, período em que o levantamento foi feito. O custo variável inclui as despesas de custeio (insumos, serviços, máquinas e implementos, por exemplo) e as financeiras. Na cidade de Pompeu (MG), o custo variável foi de R$ 0,59 por litro. 

 

O preço médio pago ao produtor de Minas Gerais, segundo o Cepea/Esalq, foi de R$ 0,5887 por litro em janeiro (pelo leite entregue em dezembro). "O valor cobre apenas o custo variável, mas não o custo total", observou Maria Helena Fagundes, analista do setor de lácteos da Conab. O preço pago ao produtor é bruto e ainda sofre descontos com frete e impostos. 

 

Nas cidades gaúchas de Ijuí e Passo Fundo, a Conab apurou custos variáveis de R$ 0,53 e R$ 0,54 por litro, respectivamente, num levantamento feito em janeiro. No Estado, segundo o Cepea, o preço médio pago ao produtor foi de R$ 0,6061. "Cobre um pouco mais que o variável, mas não o total, que é de R$ 0,82", disse a analista. No caso de São Paulo, o custo variável ficou em R$ 0,60 em Guaratinguetá e em R$ 0,57 em Mococa. O preço pago no Estado foi R$ 0,6331. 

 

Para fazer o estudo, a Conab visitou fazendas com produção acima de 150 litros de leite por dia. Nos próximos estudos serão apurados os custos em Rondônia e Goiás. 

 

Com base na pesquisa de custos, a Conab tem feito intervenções no mercado por meio de leilões de subvenção para o escoamento de 400 milhões de litros da leite. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ranking do varejo

O Grupo Pão de Açúcar e a Casas Bahia, as duas únicas empresas de capital brasileiro que faz...

Veja mais
Dorme mocinha

A Natura lançou a linha Tododia com o conceito de desbanalização do cotidiano. Apostou numa rituali...

Veja mais
Barbie faz 50 anos com estilo

Acusada de deformar a imagem da mulher entre as meninas e favorecer a anorexia, ameaçada pela concorrência ...

Veja mais
CNA desautoriza estudo da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou o primeiro levantamento do custo de produção do leite no Pa...

Veja mais
Roche mira os biotecnológicos e planeja novas aquisições

A Roche, quinta maior indústria farmacêutica do mundo, quer ampliar ainda mais seus domínios. Seja o...

Veja mais
Carrefour mantém plano de expansão

A crise não assusta os franceses do Carrefour, que prometem manter para este ano o planejamento de investir pelo ...

Veja mais
Uruguaiana opera em baixa com a crise

Foi de 8,41% a retração registrada ano passado nas operações de transporte rodoviário...

Veja mais
Avon cresce 18% na América Latina

A Avon do Brasil cresceu no ano passado pelo menos o dobro do mercado nacional de cosméticos, que teve expans&ati...

Veja mais
Senpar e General Shopping investem em outlet de grifes

O primeiro shopping do Brasil de lojas de desconto de marcas renomadas, como Calvin Klien, Lacoste, Hugo Boss, Miss Sist...

Veja mais