Supermercado prevê vendas até 20% maiores no carnaval

Leia em 4min 10s

Confiante nas vendas sazonais de carnaval, mesmo em momento de crise, o Grupo Pão de Açúcar decidiu manter a mesma estrutura logística implantada para as vendas de final de ano, com cinco centros de distribuição alugados - além dos 18 já existentes - para atender principalmente a demanda das regiões litorâneas e para enfrentar a concorrência no setor. A expectativa é de um incremento médio de 20% nas vendas para o período, em relação ao ano passado, cujo pico será entre os dias 19 e 20 de fevereiro.

 

As negociações com a indústria também ocorreram com antecedência, sendo que os pedidos foram fechados em meados de outubro, e o estoque, principalmente da categoria Bebidas, estará abastecido até o início de março. Segundo Flávio Rodrigues, gerente comercial da companhia, "apesar do aumento da tributação da cerveja no início de janeiro, o preço não sofreu alteração, mas futuramente ainda não sabemos como será", disse.

 

Além da cerveja - é estimada a venda de 2,5 milhões de dúzias nos quatro dias de carnaval -, outras bebidas, como destilados, águas minerais e isotônicos, estarão em destaque nos pontos-de-venda das lojas da holding. Os destilados, também bastante consumidos, devem ter elevação de 10% nas vendas, enquanto para as bebidas 'ice', como as marcas Smirnoff e Orloff, são esperados 20% de aumento. Em janeiro, o consumo de água, suco e isotônico aumentou 15% ante janeiro do ano passado.

 

O executivo afirmou que, para esta data, a cadeia de supermercados intensificou as promoções combinadas com os fornecedores, por isso, para o hipermercado Extra, foi comprada uma gama maior de itens que serão oferecidos a preço mais barato e com maior variedade, como as embalagens promocionais de bebidas. "Seremos mais agressivos nas ações promocionais este ano, na categoria de bebidas. Apesar da situação atual, esperamos ótimos resultados", sinaliza Rodrigues.

 

De maneira geral, para o varejo, o carnaval passado ficou com os resultados aquém do esperado, pois o feriado aconteceu no começo de fevereiro, não no final, como neste ano. Tal fato, somado à previsão de temperatura alta na semana de folia, anima a rede. O gerente do Pão de Açúcar conta que "em 2008 o calendário foi ruim, mas este ano começaremos algumas promoções prévias neste final de semana."

 

Adereços

 

No Extra, as gôndolas da categoria Bazar estarão abarrotadas de produtos licenciados, especialmente para itens de fantasia com personagens de Cinderela, Homem Aranha, Batman, Super Homem e Branca de Neve. O volume de produtos dobrou na categoria, que almeja vendas até 15% maiores para a data.

 

Enquanto isso, na rede de lojas populares Armarinhos Fernando, instalada em São Paulo, as fantasias de adultos e de crianças chegarão às 13 lojas na próxima semana, sendo todas as peças fabricadas no País. Para os foliões, a varejista disponibiliza artigos como espuma, tintas, buzinas, confetes, purpurina, que incrementarão em ao menos 6% o faturamento frente ao de 2008.

 

De acordo com Ondamar Ferreira, gerente da rede, o volume de compra da companhia foi o mesmo que no ano passado, cujo faturamento alcançou alta de apenas 3%. Sem revelar valores, ele explica que, "devido à crise, a perspectiva é de fechar o ano no vermelho, porque o consumidor ficou receoso em gastar, mas as vendas do Dia da Criança e do Natal foram satisfatórias".

 

Ferreira sinaliza de que em 2009 não haverá abertura de novas unidades, somente a modernização de cinco pontos, dois deles na região da Rua 25 de Março. As mudanças na infraestrutura vão contemplar a instalação de aparelhos de ar condicionado e troca de piso.

 

Nordeste

 

A supermercadista Wal-Mart também direcionou esforços para o período na Região Nordeste, invadida por milhões de pessoas nesta época. Por isso, as bandeiras Bompreço e Hiper Bompreço prepararam um mix com mais de 600 itens para atender a clientela, podendo aqueles relacionados ao evento apresentar alta de até 15% nas vendas. A categoria de destaque na companhia é a de bebidas, com incremento na faixa de 70%.

 

Para atender a essa demanda, as lojas localizadas perto dos "circuitos de carnaval" terão uma tenda para venda exclusiva de bebidas, no estacionamento. "Além dos itens sazonais, o feriado de carnaval traz também aumento nas vendas de produtos de verão, como infláveis, cadeiras de praia e caixas de isopor. Produtos para viagem, como malas e pneus, também são destaque nesta época do ano", disse Sandra Haddad, diretora comercial do Wal-Mart.

 

A procura por bebidas não-alcoólicas cresce quase 40%, puxada principalmente pelos refrigerantes. Entre os alimentos, a venda de pratos prontos, cresce 20%, na comparação a outros meses.

 

Veículo: DCI


Veja também

Rede Modelo investe em nova ferramenta para as compras

A rede de supermercados Modelo, com 14 lojas no Mato Grosso, lançou o Modelo IBI MasterCard - cartão de fi...

Veja mais
Vendas do Wal-Mart nos EUA em janeiro superam previsão

As vendas nas lojas do Wal-Mart abertas há pelo menos um ano nos Estados Unidos cresceram 2,1% em janeiro. J&aacu...

Veja mais
Kibon marca presença no Carnaval

A Kibon fechou parcerias neste carnaval e vai distribuir picolés da marca e drinks feitos com sorvetes Fruttare e...

Veja mais
Pesquisas refletem incertezas do mercado

Diversas consultorias de recursos humanos têm tentado sentir a pulsação do mercado de trabalho duran...

Veja mais
AstraZeneca fatura R$ 1,2 bi no Brasil

O faturamento bruto da farmacêutica AstraZeneca no Brasil atingiu a marca de R$1,2 bilhão no acumulado de j...

Veja mais
Estrela planeja fábrica no Sergipe e redução das compras externas

Para ganhar competitividade nos estados do Nordeste e reduzir a exposição às importaçõ...

Veja mais
Unilever desiste de estabelecer metas para os próximos anos

A gigante dos produtos de consumo Unilever desistiu ontem de estabelecer metas por causa das incertezas da economia glob...

Veja mais
Vendas de janeiro surpreendem varejistas dos Estados Unidos

O Wal-Mart Stores, Macy’s e Limited Brands divulgaram que as vendas de janeiro superaram as estimativas já ...

Veja mais
Milho lidera lucro entre transgênicos

As novas variedades de milho geneticamente modificado (GM) colocadas à disposição dos produtores de...

Veja mais