O grupo Wal-Mart anuncia nesta terça-feira um programa de investimentos em Santa Catarina para 2009. Desde que adquiriu as lojas do grupo Sonae no Brasil, o Wal-Mart não tinha ainda comunicado um plano de expansão de grande monta em Santa Catarina. O anúncio será feito pelo presidente do Wal-Mart no Brasil, Héctor Núñez, em cerimônia junto com o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.
A empresa não informou o valor dos investimentos, mas há comentários, não confirmados pelo grupo, de que os planos envolvem oito cidades. Há possibilidades de as novas lojas serem em Blumenau (Vale do Itajaí) e em Chapecó (oeste catarinense). Em Chapecó, o grupo estaria negociando, inclusive, um terreno de 100 mil m2 na BR-282, na entrada da cidade.
Em SC, o Wal-Mart ainda não tem uma presença forte se comparado com as redes locais. Possui apenas nove lojas em Santa Catarina, sendo seis delas da bandeira Big, uma da bandeira Nacional e duas do Maxxi Atacado. O grupo está presente em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú e Itajaí, não tendo ainda chegado ao oeste do Estado.
Um dos investimentos mais recentes do grupo em SC foi a vinda da bandeira de supermercados Nacional, que estava concentrada no Rio Grande do Sul, e fez sua estreia em SC em 2008, no Floripa Shopping, na capital.
O investimento de certa forma tímido em SC desde que chegou ao país ao comprar as lojas do grupo Sonae despertou diversos rumores sobre a posição do Wal-Mart no Estado. Segundo comentários do mercado, o Wal-Mart cresceria com novas aquisições e estaria sondando as redes regionais.
Durante 2008, circularam rumores de que o grupo americano estaria em processo de compra do Angeloni, principal rede de supermercados de SC, com 19 lojas no Estado e uma unidade no Paraná. Os rumores, contudo, foram negados por ambas.
Veículo: Valor Econômico