A queda nas vendas de salgadinhos e "snacks" nos Estados Unidos prejudicou o resultado da PepsiCo, que divulgou seu relatório anual e do quarto trimestre de 2008 na sexta-feira Nos últimos três meses do ano, o lucro líquido da empresa caiu para US$ 719 milhões. No mesmo período de 2007 foi de US$ 1,26 bilhão. Mas em relação ao ano todo, os números não são ruins. O lucro líquido de 2008 ficou 10% acima do de 2007 chegando a US$ 43,3 bilhões. As vendas internacionais foram a alavanca desse aumento, com faturamento 10% maior em bebidas e 5,5% em salgadinhos. No Brasil, uma tragédia na fábrica de Curitiba no final de 2007 acabou se revertendo em crescimento para a empresa. A PepsiCo recebeu o pagamento do seguro contra incêndio e isso, conforme o relatório, "contribuiu com quatro pontos percentuais para a alta do lucro operacional básico, que exclui ganhos de tesouraria, provisões e impostos".
Veículo: Valor Econômico