Faturamento da Hypermarcas tem alta de 73% em 2008

Leia em 2min 10s

Crise financeira, redução do crédito, diminuição do consumo. Nada disso afetou as vendas da Hypermarcas em 2008. Somente nos últimos três meses do ano, a receita bruta da companhia registrou aumento de 73,6%, para R$ 617,2 milhões. No ano, a receita teve alta de 61,6% e totalizou R$ 1,78 bilhão. Desse valor, R$ 343,5 milhões se referem a aquisições feitas ao longo do ano e os demais R$ 1,43 bilhão são de operações que já pertenciam à companhia, o que significa alta de 30,4% de crescimento orgânico.

 

"Somente no quarto trimestre tivemos crescimento de 10,3% na mesma base de comparação, acima das nossas expectativas", disse o presidente da empresa, Claudio Bergamo. Embora não trace nenhum cenário para 2009, o executivo avalia que os produtos da empresa tendem a ganhar participação de mercado. "Nossos produtos estão posicionados como produtos de qualidade tão boa quanto a dos líderes de mercado, mas com preços mais acessíveis, e em um momento como o atual é natural que os consumidores passem a comprar produtos com preços mais acessíveis."

 

Por conta disso, a empresa deve manter a estratégia de realizar despesas significativas em marketing. Em 2008, foram gastos R$ 271,1 milhões, o que representa cerca de 20% da receita líquida, percentual que deve ser mantido ao longo deste ano.

 

Bergamo afirmou que novas aquisições continuam no foco de interesse da empresa, que nos últimos anos realizou entre duas e quatro compras por exercício - em 2008 foram adquiridas Farmasa, Niasi, Bozzano e NY Looks. "Aquisições sempre vão estar no radar, se forem atrativas dentro do escopo da empresa e gere sinergias", disse.

 

Boas oportunidades podem aparecer neste momento, já que, na avaliação de Bergamo, empresas que não estiverem bem-preparadas, podem encontrar dificuldades para superar a crise. A falta de crédito não preocupa o executivo em uma eventual compra. "O que mais nos preocupa neste momento é o valor dos ativos, porque é tudo um pouco incerto e devemos tomar cuidado para não pagar mais do que vale."

 

A empresa encerrou 2008 com endividamento líquido de R$ 1,16 bilhão, sendo R$ 871,9 milhões referentes a parcelamentos de aquisições. O resultado líquido também foi impactado pelas compras, e a Hypermarcas teve perdas de R$ 207,8 milhões, ante lucro de R$ 58,8 milhões um ano antes. Bergamo ressaltou que por conta do elevado nível de aquisições, a empresa trabalha com lucro líquido caixa, indicador que teve alta de 89% no ano passado, para R$ 280 milhões.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Aos 90, GE faz sua primeira campanha

João Geraldo Ferreira, vice-presidente de marketing para a América Latina da General Eletric (GE), est&aac...

Veja mais
Demissões ajudaram a Sony a segurar os preços

Para conseguir segurar os preços dos televisores, impactados pela alta do dólar no final do ano passado, a...

Veja mais
Na LG, ainda há espaço para os televisores com tubo

Enquanto concorrentes como a Sony e a Panasonic interromperam a produção de televisores com tubo de imagem...

Veja mais
Cotonicultor quer reparação do governo

Os produtores brasileiros de algodão querem compensações internas caso o governo brasileiro n&atild...

Veja mais
Lavoura de trigo deve ter boa rentabilidade

O plantio de trigo no Paraná pode crescer cerca de 6% em 2009, devido à expectativa de bom retorno finance...

Veja mais
São Braz investe em unidade em SP

A paraibana São Braz, fabricante de café, flocos de milho e um amplo portfólio de alimentos, vai fi...

Veja mais
Pequenas têm menor faturamento em 7 anos

As micro e pequenas empresas paulistas registraram queda de 16,5% no faturamento médio real em janeiro de 2009 em...

Veja mais
Analistas recomendam ações das empresas de alimentos

As ações do setor de alimentos não sofreram tanto quanto alguns segmentos da economia brasileira du...

Veja mais
Especialistas debatem mudanças no varejo para conquistar cliente

Especialistas do setor de varejo apontaram as tendências do varejo em dois eventos. Ontem na Fundaçã...

Veja mais