Para conseguir segurar os preços dos televisores, impactados pela alta do dólar no final do ano passado, a japonesa Sony optou por cortar custos internos em vez de repassar os preços aos consumidores finais. Segundo William Lima, gerente da linha de televisores da multinacional, a empresa buscou diversas maneiras para fazer os ajustes e entre eles estavam as demissões.
Lima disse que apesar de um final de ano turbulento, marcado por uma série de demissões - 1,1 mil, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus -, a empresa fechou o ano com crescimento da divisão de televisores. No início do ano passado, em coletiva de imprensa, a previsão dos executivos da empresa era dobrar a produção de televisores no pólo de Manaus. Lima afirmou que a Sony conseguiu ultrapassar esse objetivo.
No entanto, segundo informações do sindicato, a fabricante fechou 2008 com produção 30% menor que a registrada no início desse ano.
Ontem, em evento em São Paulo, a Sony apresentou novidades da linha de produtos para 2009. Entre os lançamentos está um televisor de LCD com 9,9 milimetros de espessura.
Veículo: Gazeta Mercantil